Impasse em torno da Sociedade de Reabilitação do Porto pode ficar decidido hoje

| Política
Porto Canal / Agências

Contas por aprovar, presidente por nomear, estatutos por alterar, uma auditoria por revelar e a vontade do Governo de sair da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) do Porto aguçam o apetite para a Assembleia Geral da empresa marcada para hoje.

Detida em 60% pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), em representação do Estado, e em 40% pela Câmara do Porto, a SRU -- Porto Vivo volta a ter o futuro por definir numa reunião em que se espera analisar as contas de 2012, chumbadas em abril pelo acionista Estado e mandadas auditar em junho pelo Governo.

A reunião importa tanto ao presidente da autarquia cessante, Rui Rio, mentor do projeto, como ao presidente eleito, Rui Moreira, que presidiu à empresa e em campanha eleitoral como independente (apoiado pelo CDS) defendeu a manutenção da entidade e a comparticipação estatal.

O encontro pode manter o impasse ou determinar o fim da empresa detida em 60% pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e em 40% pela Câmara do Porto que, em maio, ministra da Agricultura, Assunção Cristas (CDS), dizia que o Governo queria "deixar o quanto antes".

A SRU - Porto Vivo tem as contas de 2012 por aprovar, está sem presidente desde dezembro (depois de Rui Moreira ter renunciado ao cargo), tem a administração em funções desde 2011 e continua sem a alteração de estatutos que esteve perto de ser acordada entre os dois acionistas.

O resultado da auditoria mandada fazer em junho pela ministra das Finanças (então secretária de Estado) às contas de 2012 da SRU -- Porto Vivo é um dos aspetos que se espera clarificar, até porque foi o motivo apontado pelo IHRU para suspender por 90 dias a AG de 10 de julho.

A Assembleia-Geral da SRU -- Porto Vivo está agendada para as 15:00 de hoje na sede da própria empresa, na rua Mouzinho da Silveira.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.