Contrato da Metro do Porto foi assinado sem riscos para os privados

Contrato da Metro do Porto foi assinado sem riscos para os privados
| Norte
Porto Canal (TYM)

A Metro Porto assinou, esta quinta-feira, um novo contrato com a ViaPorto mas sem a polémica cláusula 'bonus/malus', diminuindo, assim, o preço a pagar pelo Estado. O contrato vigora nos próximos dois anos e elimina os riscos para a empresa privada, ao retirar uma cláusula que implicava benefícios ou prejuízos consoante a procura.

Em declarações ao Público, o ministro do ambiente, João Matos Fernandes, referiu que a inclusão desta cláusula “não fazia sentido neste tipo de contrato”, uma vez que desde que terminou o último acordo, em 2014, esta deixou de estar presente.

A importância desta alteração prende-se com a eliminação da norma que obrigava a empresa privada a compensar a Metro Porto em caso de diminuição da procura, enquanto caso o tráfego aumentasse conseguiria uma compensação.

O ministro do ambiente acredita que esta eliminação “fez com certeza parte da negociação” e que “terá afetado o valor final a pagar pelo concessionário”.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.