PS acusa Governo de "exterminar" Vila Real com encerramento de Finanças

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Real, 07 out (Lusa) -- O presidente da Federação Distrital do PS de Vila Real acusou hoje o Governo de querer "exterminar o interior do país" ao encerrar 11 das 14 repartições de finanças do distrito transmontano.

"O que este Governo quer é encerrar definitivamente o interior do país", afirmou em conferência de imprensa Rui Santos, recém-eleito presidente da Câmara de Vila Real.

De acordo com um documento do Programa de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC), citado pelo PS, o Governo prepara-se para fechar 11 das 14 repartições de finanças do distrito de Vila Real, o que equivale a 78.58%.

Em funcionamento permanecerão, segundo o responsável, apenas as Finanças de Vila Real, Chaves e Peso da Régua.

Rui Santos salientou que este é um dos distritos do país mais afetados por estes encerramentos, já que a média nacional de encerramentos ronda os 50%.

Estes alegados encerramentos juntam-se aos fechos também já anunciados de tribunais, da pousada da juventude de Vila Real, à extinção do Polo de Turismo do Douro e da sede local do Instituto do Desporto de Portugal, à introdução das portagens mais caras do país e à paragem das obras no Túnel do Marão.

"É algo nunca visto. É uma insensibilidade total. Querem de facto exterminar, acabar com o interior do país", afirmou Rui Santos.

O responsável referiu ainda que, em breve, o Governo de Pedro Passos Coelho, "se prepara também para fechar serviços da Segurança Social".

"Isto é demasiado mau para ser verdade", sublinhou.

Em causa ficam, segundo o responsável, "centenas de postos de trabalho".

"São ainda serviços que não são prestados. E a lógica é sempre a mesma, onde não há pessoas encerram-se serviços ou tornam-se serviços de tal forma onerosos que é impossível as pessoas usufruírem desse serviço", frisou.

Tudo isto implica, na sua opinião, que "os cidadãos se afastem do interior e se dirijam para o litoral".

"Isto é um ciclo perverso que levará inevitavelmente ao fecho do interior do país. Este Governo é insensível, desonrou a sua palavra junto dos portugueses e escondeu esta estratégia para ganhar eleições autárquicas", salientou.

O futuro presidente da maior câmara do distrito de Vila Real apelou a todos os transmontanos e durienses para que "não permitam que isto aconteça".

Aproveitou ainda para lançar um repto aos dirigentes políticos e autarcas eleitos pelo PSD para que "se juntem ao PS para que se impeça que esta catástrofe ocorra no distrito".

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.