Peritos internacionais começam hoje a destruir armas químicas na Síria

| Mundo
Porto Canal / Agências

Damasco, 06 out (Lusa) -- Os peritos internacionais que estão na Síria começaram hoje a destruir parte do arsenal químico do regime de Bashar al-Assad, disse um responsável da missão conjunta da Organização para a Proibição de Armas Químicas das Nações Unidas.

A fonte, citada pela agência EFE e que pediu o anonimato, adiantou que, durante o dia de hoje, os investigadores têm prevista a destruição de "parte das armas armazenadas e dos equipamentos para a sua produção".

Esta é a primeira vez que os peritos se dedicam a esta tarefa, segundo a mesma fonte, que não quis precisar o local em que a equipa está a trabalhar por "motivos de segurança".

Durante os primeiros dias da sua missão, o grupo técnico trabalhou na verificação da informação fornecida pelo Governo sírio, a segurança das equipas de inspeção e a disposição para concretizar o plano que define a destruição do arsenal químico durante o primeiro semestre de 2014.

Os inspetores chegaram a Damasco na terça-feira, no âmbito da aplicação de um plano acordado com a comunidade internacional e ratificado pelas Nações Unidas, depois de ter sido alcançado um acordo entre os Estados Unidos e a Rússia para evitar uma intervenção militar.

É a primeira vez que uma operação de desarmamento químico decorre num país em plena guerra, num conflito iniciado em março de 2011 e que já provocou mais de 110.000 mortos, segundo as Nações Unidas.

CSJ // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.