Alunos da escola de Barroselas em greve contra aulas à chuva

Alunos da escola de Barroselas em greve contra aulas à chuva
| Norte
Porto Canal

Centenas de alunos da escola básica e secundária de Barroselas, em Viana do Castelo, estão concentrados no exterior do estabelecimento, em greve contra as "aulas à chuva", devido às infiltrações no edifício e à falta de obras.

Trata-se de um problema cuja gravidade é conhecida desde 2011 e que se acentua a cada inverno, devido à falta das prometidas obras na estrutura do edifício, segundo os manifestantes.

Os alunos garantem que a paciência se "esgotou" e desde as 08:30 de hoje que se recusam a entrar na escola, exigindo "condições para estudar", com gritos de protesto e palavras de ordem.

"No refeitório estamos a comer e a chover no prato e na cabeça dos alunos. Nas salas de aula chove em cima dos cadernos e dos computadores", explicou à agência Lusa Hugo Pereira, presidente da associação de estudantes daquela escola.

Hugo Pereira acrescentou que neste cenário, que se tem vindo a "agravar" há cinco anos, o próprio rendimento dos alunos "está em causa", devido à falta de condições de estudo e de concentração.

A 27 de setembro passado, algumas divisões daquela escola ficaram inundadas com as primeiras chuvas, situação que afetou sobretudo áreas como a sala de professores, ginásio, biblioteca ou a papelaria.

Em janeiro de 2011, centenas de alunos também boicotaram as aulas, em protesto, já na altura, contra a chuva, que afirmavam "cair", literalmente, no interior da escola.

Situações que agora se registam novamente em Barroselas, com o regresso do período de chuva, denunciaram.

Aquela escola foi construída em 1983, mas em trinta anos recebeu apenas "alguns remendos", sendo a zona da cobertura, de um dos blocos, a mais preocupante em termos de conservação.

As obras, classificadas como urgentes, chegaram a estar previstas para a fase IV da Parque Escolar, antes de 2011, mas acabaram por nunca sair do papel, com a suspensão daquele programa de requalificação dos edifícios escolares.

Uma avaliação entretanto realizada prevê a necessidade de um investimento de cerca de 300 mil euros, para corrigir o problema da cobertura da escola. Contudo, continua a aguardar dotação financeira da tutela da Educação.

"É a qualidade do processo educativo que pode ser posta em causa, com a desmotivação dos alunos", explicou à Lusa, a 27 de setembro passado, a presidente do Agrupamento de Escolas de Barroselas.

Maria Teresa Almeida admitiu que esta falta de condições, nomeadamente o frio e a chuva no interior da escola, já levou dezenas de alunos a optarem por sair para outros estabelecimentos de ensino do concelho.

A escola é frequentada por mais de 629 alunos e a greve às aulas deverá prolongar-se por toda a manhã de hoje.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).