Mais de 1500 produtores do leite e carnes nacionais em protesto no Grande Porto

Mais de 1500 produtores do leite e carnes nacionais em protesto no Grande Porto
| Norte
Porto Canal (MYF)

Os produtores do leite e carnes nacionais manifestam-se, esta segunda-feira, no Grande Porto. Cerca de 200 tratores e mais de 1500 pessoas saem à rua exigindo “medidas urgentes” para salvar o setor.

Os produtores saem às 10h00 de Vila do Conde, em manifesto pela produção nacional e contra as práticas comerciais abusivas na grande distribuição.

“O setor sentia necessidade de fazer uma grande manifestação em que todos os produtores de leite pudessem participar. Estamos, muitos de nós, a receber 20 cêntimos, 22, alguns a 25, e estão, muitos outros, obrigados a reduzir drasticamente a produção de um mês para o outro 20%. Estamos obrigados a abater animais, o que nos vai impedir de cumprir as prestações e o que tínhamos programado”, explicou Carlos Neves, Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Portugal, à Rádio Renascença.

Cerca de 200 tratores e mais de 1500 pessoas saem às ruas, em protesto. Carlos Neves avança que não estará prevista qualquer ação de bloqueio de estradas, mas que "naturalmente" este manifesto poderá perturbar o trânsito.

Os manifestantes dirigem-se à Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, em Matosinhos, mas antes ainda vão parar em duas superfícies comerciais.

“Vamos depois parar numa segunda concentração em frente ao Pingo Doce e num terceira concentração em frente ao hipermercado Continente”, adiantou o responsável.

Este protesto acontece no mesmo dia que o Ministro da Agricultura se reúne com os Ministros da Agricultura da União Europeia, em Bruxelas, onde o leite e a carne suína serão uns dos temas em cima da mesa, na reunião.

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.