Produtores e regulador do sector do medicamento juntam-se para promover exportação

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 out (Lusa) -- Um conjunto de produtores e exportadores de medicamentos e a autoridade que regula o setor comprometeram-se a promover a exportação e internacionalização das empresas farmacêuticas, um mercado que ultrapassou os 702 milhões de euros em 2012.

O protocolo que concretiza esta intenção foi firmado entre a PharmaPortugal, uma parceria de produtores e exportadores associados da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), e o Infarmed.

Através deste protocolo -- que tem a duração de dois anos -, os subscritores comprometem-se a "conjugar esforços para aumentar o valor das exportações a partir de Portugal", segundo nota conjunta.

Para tal, a PharmaPortugal e o Infarmed propõem-se a desenvolver os atuais mercados e a abrir novos, "promovendo a indústria nacional e a qualidade dos medicamentos portugueses nos mercados externos".

Caberá às empresas farmacêuticas que integram o PharmaPortugal "identificar os mercados prioritários e a incentivar a cooperação entre si e com setores afins, nacionais e internacionais".

Deverão ainda "contribuir para a valorização dos seus produtos e serviços através da incorporação de investigação e desenvolvimento obtidos pela cooperação com universidades e empresas de base tecnológica".

Por seu lado, cabe ao Infarmed "agilizar e simplificar os procedimentos nacionais necessários à exportação de medicamentos, nomeadamente a emissão de certificados de boas práticas, autorizações de fabrico e certificados de produto farmacêutico".

Em 2012, as exportações de medicamentos e produtos farmacêuticos atingiram os 702,4 milhões de euros.

SMM // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.