Estrada Arouca-Feira e Europarque internacional são prioridade nas Terras de Santa Maria

| Norte
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira, Aveiro, 07 mar (Lusa) - O novo presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria anunciou hoje que a construção da estrada da Feira a Arouca e a internacionalização do Europarque são prioridades do seu mandato, até 2018.

Emídio Sousa afirma que essas são consideradas medidas estratégicas assumidas pelos cinco concelhos que integram atualmente esse organismo: Santa Maria da Feira, Arouca, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra.

"Se as promessas políticas de todos os governos desde há pelo menos 20 anos finalmente se cumprirem, a construção da estrada Feira-Arouca vai agora concretizar-se", declarou esse responsável, também presidente da Câmara da Feira.

"A obra foi candidatada a fundos comunitários, está indicada como prioritária e esperamos vê-la aprovada ainda este ano", acrescentou.

A via em causa destina-se a ligar Santa Maria da Feira ao Parque de Negócios de Escariz, em Arouca, e vem sendo reclamada há vários anos pela população desse concelho.

A estrutura propunha-se ser uma variante de acesso rápido ao litoral, mas o seu primeiro troço foi inaugurado em 2005 e, apesar de governantes de diferentes forças políticas se terem entretanto comprometido a concluir a obra, os seus últimos 15 quilómetros continuam por construir.

Já quanto ao centro de congressos de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa notou que a sua afirmação no estrangeiro enquanto infraestrutura apta a acolher eventos internacionais será "um eixo importantíssimo" da atividade da Associação de Municípios ao longo do presente mandato, iniciado na semana passada e com a duração de dois anos.

"Nos próximos tempos vamos apostar na internacionalização do Europarque e já temos um acordo com a Área Metropolitana do Porto para a realização de um estudo sobre a revitalização desse equipamento", realçou.

O trabalho em causa deverá custar 60.000 euros e o autarca considerou que o investimento é justificado pelo facto de esse ser "o grande equipamento da região Norte" e, "provavelmente, o maior centro de congressos do país".

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.