Schäuble afirma que Europa ficará "menos estável" com 'Brexit'

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 03 mar (Lusa) -- O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, avisou hoje que a Europa ficará "menos estável" se o Reino Unido decidir sair da União Europeia depois do referendo de junho, numa intervenção em Londres.

"Se o Reino Unido não estiver mais na União Europeia, acredito que o Reino Unido assumirá o risco de uma Europa menos estável, mais frágil", disse o ministro alemão numa intervenção na conferência anual da Câmara de Comércio Britânica, em Londres.

Questionado sobre o que é que a Alemanha faria no caso de 'Brexit', Wolfgang Schäuble respondeu de forma emotiva: "Choraríamos, e espero que não choremos".

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, marcou para 23 de junho um referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE, após um acordo com Bruxelas.

No acordo alcançado com os seus parceiros europeus, o primeiro-ministro David Cameron garantiu um estatuto especial do país e reformas em quatro áreas para fazer campanha pelo 'sim' no referendo sobre a permanência entre os 28: competitividade, governação da zona euro, benefícios sociais e soberania nacional.

Em relação aos benefícios sociais, foi acordado que a indexação dos abonos de família a crianças residentes fora do Reino Unido, "às condições de vida" do país de residência, começará a ser aplicada, a partir de 2020, a trabalhadores de qualquer Estado-membro.

SP (MP)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.