Eleições para Distrital do PSD de Viana do Castelo no início de 2014

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 30 set (Lusa) - O presidente da distrital de Viana do Castelo do PSD, partido que perdeu uma Câmara para o PS, apontou hoje a realização de eleições naquela estrutura no início de 2014, mas sublinhou o "grande trabalho" realizado nestas autárquicas.

Em declarações à agência Lusa, Eduardo Teixeira explicou que a comissão política distrital do PSD deverá reunir-se nos próximos dias para "analisar" os resultados destas eleições autárquicas, que ditaram a redução da liderança do partido de três para duas câmaras municipais.

"Há um grande trabalho de todos nestas eleições, mas houve alguma penalização do eleitorado pelas questões nacionais, de forma injusta, como aconteceu em Caminha", apontou Eduardo Teixeira, que está no terceiro e último mandato à frente daquele órgão.

No plano distrital, o PSD perdeu no domingo a Câmara Municipal de Caminha, que detinha desde 2001, mantendo apenas as de Valença - a única em que conseguiu reforçar a votação - e de Arcos de Valdevez, entre dez concelhos.

"Vamos analisar tudo na comissão política distrital e as eleições marcar-se-ão no seu tempo. Serão, tranquilamente, no início do ano", apontou Eduardo Teixeira, ele próprio candidato à Câmara de Viana do Castelo, onde voltou a vencer o PS, com 47,67% dos votos contra os 26,56% da lista social-democrata.

Eduardo Teixeira lidera a comissão política distrital do PSD desde dezembro de 2007 e na última eleição, que venceu em julho de 2011 sem oposição, tinha apontado estas eleições autárquicas como o grande objetivo do terceiro e último mandato.

O social-democrata atingiu o limite de mandatos e confirmou que, por isso, não será candidato àquele órgão nas eleições apontadas para 2014.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.