Menezes assume derrota no Porto e pede união em torno do vencedor

Menezes assume derrota no Porto e pede união em torno do vencedor
| Política
Porto Canal

O candidato do PSD/PPM/MPT à Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, assumiu hoje a derrota na cidade e pediu união em torno do vencedor, o independente Rui Moreira.

“Eu não estou habituado a perder, é a primeira vez que perco. É bom em democracia ter a humildade de conhecer o sabor de uma não-vitória, de uma derrota. Assumo com a mesma tranquilidade com que assumi as vitórias”, afirmou Menezes na sede de candidatura.

O social-democrata assinalou que “Portugal precisa de um Porto forte e de um Norte forte e por isso o vencedor das eleições, que é o Dr. Rui Moreira, pelo que vi nas sondagens com uma vantagem apreciável, deve ser apoiado por todos os portuenses.”.

“Todos se devem unir à volta do presidente eleito e prestar-lhe todo o apoio e solidariedade. O Porto precisa e Portugal precisa”, realçou Menezes.

O candidato referiu ainda não ver “outro cenário daqui por diante que não seja ver os portuenses reunidos à volta do presidente eleito e dar-lhe nos próximos quatro anos todo o apoio para que ele possa protagonizar muitos dos sonhos” que ele próprio “tinha para a cidade”.

“Esta derrota é uma derrota que assumo pessoalmente. Não é uma derrota do meu partido em termos nacionais, não é uma derrota de ninguém que me tenha aconselhado mal, é uma derrota minha, pessoal”, admitiu.

E acrescentou: “a minha mensagem e as minhas propostas não chegaram com resultado aos portuenses. Tenho de reconhecer e reconheço com toda a tranquilidade, com a máxima das humildades. É assim que tem de ser em democracia”.

Questionado sobre o seu futuro na câmara do Porto, respondeu que irá decidir “em função de dois parâmetros absolutamente legítimos” nomeadamente “o que é melhor para o partido” e para a “sua representação para preparar o projeto futuro para a cidade”.

“Desde já e terei de falar com os dirigentes do partido. Eu sou um escrupuloso respeitador dos órgãos partidários. (…) E não é numa noite como hoje que eu iria estar aqui a dizer que decisão iria tomar sem falar com os agentes do meu partido”, explicou.

Disse ainda que “depois de tantos anos de ter servido” o partido e o país, é “legítimo” pensar na sua “própria vida pessoal que será também um fator a ponderar para tomar uma decisão”.

Por fim, Menezes reiterou que “dada a forma pessoalizada como decorreu esta campanha”, a derrota foi sua e não “do presidente do PSD nem do primeiro-ministro nem do governo”

Sobre os concelhos de Gaia e Sintra, referiu: “não foi tão-somente numa penalização ao governo mas uma penalização a quem dirigiu os processos eleitorais”.

A sede de candidatura, em Santa Catarina, esteve tomada por jornalistas até as 20:45, hora a que chegou o candidato Luís Filipe Menezes para o seu discurso de derrota.

A comitiva de apoiantes esperou pelos resultados a poucos metros da sede, no Grande Hotel do Porto e gritou ‘Menezes, Menezes” à sua chegada.

Além de Menezes (PSD/MPT/PPM), concorriam à Câmara do Porto Rui Moreira (independente), Manuel Pizarro (PS), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), Nuno Cardoso (independente), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.