Comunidade Intermunicipal de Aveiro vai analisar prejuízos das cheias
Porto Canal com Lusa
Aveiro, 18 fev (Lusa) -- As consequências das recentes inundações vão ser discutidas na próxima reunião do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro, que se realiza segunda-feira em Albergaria-a-Velha, revelou hoje à Lusa fonte da Comunidade Intermunicipal.
A área da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) foi uma das mais afetadas pelos recentes temporais, nomeadamente a zona de Águeda, devido ao Rio do mesmo nome ter galgado o seu leito, Angeja (Albergaria-a-Velha), onde o Rio Vouga inundou os campos e se registou uma vítima mortal, e Estarreja, cujo acesso sul esteve cortado devido à subida do nível das águas do Rio Antuã.
Segundo disse à Lusa a mesma fonte, ainda não é possível avaliar completamente os prejuízos, porque ainda há campos no Baixo Vouga Lagunar que estão submersos, mas há estruturas hidráulicas que foram danificadas.
O tema deverá ser abordado na próxima reunião do Conselho Intermunicipal, que quererá avançar com um levantamento dos prejuízos causados pelas inundações, que afetaram os agricultores da zona.
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, garantiu há dias que haverá "soluções financeiras" para os agricultores afetados pelo mau tempo, "no quadro da política nacional e dos instrumentos financeiros da política agrícola comum (PAC)", mas referiu-se apenas às regiões do Douro e Mondego, sem qualquer alusão aos campos do Baixo Vouga.
MSO // MSP
Lusa / Fim