Ex-autarca de Caminha vai mesmo a julgamento, determina juiz de instrução

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 11 fev (Lusa) - O juiz de instrução criminal do tribunal de Viana do Castelo decidiu hoje pronunciar, ou seja levar a julgamento, a ex-autarca social-democrata de Caminha Júlia Paula Costa, confirmando assim a acusação deduzida pelo Ministério Público (MP).

Durante a leitura da decisão instrutória, o juiz afirmou "não ter dúvidas em remeter o caso para julgamento" face "à prova testemunhal claríssima e à pericial com valor acrescentado".

O MP deduziu acusação contra Júlia Paula Costa pela alegada prática de quatro crimes, dois de prevaricação e dois de abuso de poder num processo relacionado com contratação de pessoal.

O MP acusou ainda dois funcionários da autarquia pela prática, em coautoria, dos mesmos crimes.

Hoje o juiz de instrução criminal retirou um crime a cada um dos dois funcionários.

O caso remonta a 2010 e prende-se com a realização de vários concursos para a admissão de técnicos superiores para diferentes departamentos da autarquia.

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

Detido homem que esfaqueou a irmã de nove anos

Uma menina de nove anos foi esfaqueada esta sexta-feira à tarde em Novelas, Penafiel, e acabou por ser transportada para o Hospital de São João. Tal como o Porto Canal avançou, o suspeito é o irmão da criança, que já terá sido detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

Braga prepara-se para 72 horas "romanas" com 300 mil visitantes

A edição 2024 da Braga Romana, que vai decorrer de 22 a 26 de maio, contará com 72 horas de programação e perto de 200 atuações em seis palcos, contando atrair 300 mil visitantes, foi hoje anunciado.