AOFA preocupada com diminuição da despesa com pensões de reserva

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 fev (Lusa) - O presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) manifestou hoje preocupação face à diminuição da despesa com as pensões dos militares na reserva no Orçamento do Estado para 2016.

O Orçamento do Estado para 2016 prevê uma verba de 117,9 mil euros na rubrica pensões de reserva, o que corresponde a uma diminuição de 11,4% face à execução de 2015, de 133 mil euros.

Para Pereira Cracel, esta diminuição parece "um paradoxo" na medida em que a expetativa era a de reposição de rendimentos, disse, em declarações à Agência Lusa.

"Perpassa pelo documento a ideia de que se pretende uma diminuição das despesas com o pessoal, quer no ativo quer na reforma e na reserva", afirmou, considerando que "está por esclarecer" se a política do novo governo "irá dar continuidade às políticas penalizadoras dos militares".

No OE para 2016, as despesas com o pessoal atingem os 1,2 milhões de euros, representando 56% do total do orçamento da Defesa.

A proposta do Governo prevê uma despesa total consolidada de 2.143,7 milhões de euros, o que representa um aumento de 7,4% face à execução provisória de 2015.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Más notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas alterações

A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses face a terça-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.