Relatório revela que FBI recorre ao uso de 'drones' desde 2006

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 27 set (Lusa) -- O FBI utiliza aviões não tripulados, conhecidos por 'drones', para seguir o rasto de suspeitos e examinar cenas de crime, desde 2006, revela um relatório do inspetor-geral do departamento de Justiça dos EUA, divulgado esta quinta-feira.

O departamento de Justiça norte-americano gastou 3,7 milhões de dólares (2,7 milhões de euros) em drones desde 2004 até maio último, com mais de 80 % das compras destinadas ao FBI, refere o relatório.

O então diretor do FBI, Robert Mueller, admitiu, em junho, numa sessão do Congresso que a agência utiliza drones para tarefas de vigilância em território norte-americano, mas ressalvou que a sua utilização ocorria raramente.

O relatório do inspetor-geral recomenda ao departamento de Justiça que desenvolva políticas específicas sobre o uso de drones que tenham em conta o respeito pela privacidade.

Em março, vários senadores norte-americanos advertiram que o uso de drones em missões de vigilância e recolha de informação pode ameaçar a privacidade dos cidadãos, enquanto especialistas recomendam novas leis para regular a sua utilização sem violar direitos constitucionais.

"Nenhuma agência, incluindo o FBI,deveria desenvolver [programas de] vigilância interna com drones sem ter primeiro fortes normas sobre a privacidade", indicou, em comunicado, Jay Stanley, analista da União Americana de Liberdades Civis, após a divulgação do documento, citado pela agência noticiosa Efe.

Jay Stanley instou, além disso, o Congresso a aprovar um projeto de lei que estabeleça que as autoridades responsáveis por fazer cumprir a lei devem obter autorização judicial antes de utilizar drones e proíba explicitamente que esses aviões não tripulados estejam armados.

DM // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.