Vaticano sugere à ONU lei contra a perseguição religiosa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cidade do Vaticano, 26 set (Lusa) -- O cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho pontifical "Justiça e paz", sugeriu hoje que a ONU deve possuir "uma lei contra a perseguição, designadamente contra os cristãos".

No decurso de uma conferência de imprensa no Vaticano sobre as iniciativas para o 50.º aniversário da encíclica do papa João XXIII (Pacem in terris" (Paz na terra), o prelado ganês denunciou o aumento da violência contra os cristãos, vítimas de conflitos mortíferos e alvo do islamismo radical.

Após diversos países muçulmanos terem proposto à ONU uma "lei contra a difamação das religiões", a Santa Sé poderá por sua vez "pedir a adoção de uma lei contra a perseguição de minorias, designadamente cristãos", disse o cardeal Turkson.

Na quarta-feira o papa Francisco, durante a audiência geral semanal na praça de São Pedro, pediu aos fiéis para rezarem pelos milhares de cristãos perseguidos.

Os responsáveis da Santa Sé recordaram a atualidade da encíclica de João XXIII, e denunciaram os entraves à sua aplicação: as injustiças económicas, os fornecimentos de armas e a violação pelos países ocidentais das regras do "Estado de direito" que continuam a propagar.

Enquanto o secretário do Conselho pontifical, Mario Toso, criticava os "novos colonialismos", Turkson denunciou ainda a exploração da água em África. "Os chineses e outros chegam, procuram ouro nos rios, que se encontram poluídos", disse.

Entre 2 e 4 de outubro o Conselho Justiça e Paz organiza as jornadas "Pacem in terris", na presença de numerosos convidados. Entre eles, o ex-presidente suíço Joseph Deiss, que vai expor as suas ideias sobre uma reforma das Nações Unidas, desejada pelo Vaticano e que daria maior protagonismo aos países do sul.

PCR // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.