Homem abatido em interrogatório sobre atentado de Boston não estava armado -- Imprensa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 30 mai (Lusa) -- O homem, de origem chechena, morto a tiro pelo FBI durante um interrogatório sobre os atentados na maratona de Boston não estava armado, revelou, esta quarta-feira, o jornal The Washington Post.

Ibrahim Todashev, de 27 anos, foi abatido pela polícia federal dos Estados Unidos em Orlando, no estado da Florida, há uma semana, alegadamente depois de ter esfaqueado um agente durante o interrogatório de que era alvo sobre o seu eventual envolvimento num triplo homicídio com Tamerlan Tsarnaev, ocorrido antes do atentado de Boston.Segundo relatou na altura o FBI, o homem iniciou uma "confrontação violenta", mas, fonte oficial de investigação disse ao jornal norte-americano que Todashev confrontou os agentes e virou a mesa, mas não tinha nem uma arma de fogo nem uma faca na sua posse, como foi referido.

O incidente ocorreu depois de horas de interrogatório.

Investigadores disseram à imprensa norte-americana que Tsarnaev e Todashev terão alegadamente assassinado há dois anos, num subúrbio de Boston, três pessoas, cujos corpos foram descobertos, quase decapitados, e cobertos de marijuana e milhares de dólares.

Todashev seria amigo de Tsarnaev, o qual conhecia devido ao interesse comum pelas artes marciais.

Tsarnaev, de 26 anos, e o seu irmão, Dzhokhar, de 19 anos, são apontados como os presumíveis autores do atentado de Boston, a 15 de abril, que resultaram na morte de três pessoas e em mais de 260 feridos.

Tamerlan Tsarnaev foi morto durante uma perseguição policial dias depois do atentado, enquanto o seu irmão, capturado depois de uma exaustiva 'caça ao homem', se encontra atualmente sob custódia policial.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.