Austrália alerta atletas para riscos do vírus Zika no Rio de Janeiro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, Austrália, 27 jan (Lusa) - Os atletas olímpicos da Austrália foram hoje alertados para os riscos do vírus Zika e aconselhados a tomar precauções durante os Jogos no Brasil, com as autoridades a desencorajarem as grávidas a viajar para o Rio de Janeiro.

Os alertas da Austrália, bem como de governos de outros países, surgiram após o surto de bebés com microcefalia, em que as crianças nascem com cabeças demasiado pequenas, registado no Brasil.

As infeções com Zika em grávidas foram relacionadas com 3.893 casos de bebés com microcefalia no Brasil, desde outubro passado. Antes deste surto, a média anual no país era de 160 casos.

O Comité Olímpico Australiano salientou que a saúde da sua equipa é "fundamental" e alertou para a necessidade de as mulheres em idade reprodutiva "terem de ter consciência dos riscos específicos da microcefalia em recém-nascidos, caso a mãe seja infetada durante a gravidez".

"Algum membro da equipa que esteja grávida na altura dos Jogos tem de avaliar os riscos com muito cuidado antes de decidir se mantém a sua viagem ao Brasil", disse o comité em comunicado.

O Departamento de Negócios Estrangeiros da Austrália aconselhou as grávidas a adiar viagens ao Brasil.

Os Jogos Olímpicos começam a 05 de agosto.

ISG//MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.