FMI desbloqueia nova tranche de 770ME para a Irlanda

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 25 set (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) desbloqueou mais 770 milhões de euros para a Irlanda no âmbito do plano de resgate internacional do país que termina no fim do ano.

A nova tranche foi aprovada pelo Conselho de administração do FMI após uma avaliação positiva feita à Irlanda.

O país pediu ajuda externa em dezembro de 2010, perante uma grave crise bancária e uma bolha imobiliária, tendo sido acordado um pacote de 85 mil milhões de euros tendo em contrapartida um plano de austeridade.

O país está atualmente a negociar com 'troika' de credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) uma saída suave do plano de ajuda.

Depois de três trimestres consecutivos de queda, o produto interno bruto (PIB) da Irlanda aumentou entre março e abril, uns ligeiros 0,4% em relação aos primeiros três meses do ano.

Apesar disso, em comunicado, o FMI destacou que o desemprego continua "elevado", com 13,4% da população ativa sem trabalho, apesar da queda face aos 15% no início de 2012.

A organização sediada em Washington observou que as contas públicas estão "em linha" com as previsões do governo, com um défice de 6,8% do PIB e a dívida pública de 123% do PIB.

O FMI disse ainda que os bancos irlandeses, que estiveram no coração da crise, estão "gradualmente" a recuperar a rentabilidade.

A Irlanda é um dos quatro países da zona euro sob assistência financeira internacional, juntamente com Portugal, Grécia e Chipre.

IM // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.