PSD/Vila Real quer fixar empresas e ampliar aeródromo

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Real, 25 set (Lusa) -- O candidato do PSD à Câmara de Vila Real, António Carvalho, afirmou hoje que a sua prioridade passa pela fixação de empresas e a criação de empregos, numa estratégia que inclui ainda a revitalização do aeródromo local.

A candidatura social-democrata dedicou a manhã de hoje à visita a algumas empresas e ao aeródromo municipal.

"O objetivo é mostrar que estamos preocupados com a fixação das empresas e atração de investimento", afirmou António Carvalho à agência Lusa, durante uma passagem pela fábrica de cogumelos Sousacamp.

E, para estimular diretamente a criação de emprego, o PSD quer criar o Espaço Empresa na autarquia, ainda a figura do "gestor de processo" e a Agência Local de Investimento.

Depois, António Carvalho quer também "trabalhar a questão da isenção de alguns impostos municipais", de acordo com um regulamento, de forma a atrair mais empresas.

Nesta estratégia entra ainda o aeródromo de Vila Real, que o candidato do PSD quer melhorar, avançando já, numa primeira fase, com a ampliação da pista.

Além de servir os empresários, esta infraestrutura poderá ainda ser usada no incremento do turismo neste território. O social-democrata fala em adequar o aeródromo "para viagens europeias 'low-cost'".

Para concretizar este projeto, António Carvalho diz que é preciso envolver os concelhos vizinhos, para que usufruam mas também colaborem financeiramente nas obras.

O aeródromo de Vila Real era usado para a carreira aérea de Trás-os-Montes para Lisboa, a qual se encontra suspensa há praticamente um ano.

António Carvalho defende a reativação desta ligação aérea e diz que a subsidiação anunciada pelo Governo para residentes e estudantes é insuficiente.

"Nós queremos ser o motor, o timoneiro do crescimento nesta região", salientou.

Para dar vida ao centro histórico de Vila Real, o PSD propõe a criação de um espaço de incubação de indústrias criativas, dinamizar um calendário de eventos e atrair cafés, bares e discotecas, promover a reabilitação com apoios e incentivos, bem como encontrar soluções para o estacionamento.

Para apoiar os que mais precisam, o candidato quer instalar uma equipa de emergência social, trabalhar o voluntariado em rede e adquirir e reabilitar casas devolutas para arrendamento social.

Às eleições de domingo em Vila Real concorrem ainda Rui Santos (PS), Jorge Pinho (CDS-PP), Júlia Violante (CDU) e Rui Cortes (BE).

PLI // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.