Cerca de 60 mortos em inundações no Camboja, Vietname e Tailândia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 25 set (Lusa) -- Cerca de 60 pessoas morreram no Camboja, Vietname e Tailândia na sequência das inundações e trombas de água provocadas pelas intensas chuvas de monção, informou hoje a imprensa local.

A passagem pela região do tufão Usagi -- que, no fim de semana, afetou as Filipinas, Taiwan e o sul da China -- agravou a precipitação na costa central do Vietname, onde pelo menos 24 pessoas morreram, segundo o portal "Thanh Nien".

As equipas de resgate prosseguem com as buscas por seis pessoas desaparecidas na sequência da subida do nível da água, que causou danos em cerca de 5.000 habitações.

No Camboja, registaram-se pelo menos 25 mortos no norte do país, onde o nível da água se aproxima dos mais elevados em mais de uma década em algumas zonas, de acordo com o diário Phnom Penh Post.

As chuvas nas vizinhas Tailândia e Vietname contribuíram para o aumento do nível do rio Mekong, o qual ultrapassou o teto de 'segurança' de 12 metros, ao transbordar num troço a noroeste do país.

Milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas e a procurar refúgio em zonas mais elevadas no Camboja, enquanto uma centena de famílias foram retiradas de Stung Treng, capital provincial

Na Tailândia, as cheias, que afetam 27 das 76 províncias do país, causaram nove mortos, segundo o jornal Bangkok Post.

As autoridades descartaram a possibilidade de Banguecoque, a capital, vir a sofrer a mesma sorte que em 2011, quando ficou parcialmente inundada pelas graves cheias que causaram 745 mortos em todo o país e milhões de dólares em prejuízos à indústria.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.