CDS-PP/MPT quer transformar antiga praça de touros de Viana em Casa da Juventude

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 24 set (Lusa) - O candidato da coligação formada entre CDS-PP e MPT à Câmara de Viana do Castelo propôs hoje a transformação da desativada praça de touros da cidade, propriedade municipal desde 2009, numa Casa da Juventude.

"É uma forma de reestruturarmos uma zona ligada ao parque da cidade, criando uma área de turismo de juventude. Mostrando ao PS, que governa o município há 20 anos, que a juventude é o futuro desta cidade, que é tempo e hora de lhes devolvermos a cidade e criarmos raízes e estruturas para essa geração", explicou hoje o candidato Carlos Meira.

Segundo o líder da coligação "Acorda Viana", esta Casa da Juventude, a instalar num espaço sem qualquer utilização desde agosto de 2008 - o município adquiriu aquele edifício no ano seguinte e depois declarou-se "antitouradas" por iniciativa da maioria PS - poderia afirmar-se como "um espaço atrativo" para os jovens "desenvolverem as suas atividades, criando união entre a nova geração de Viana do Castelo".

"Com a Casa da Juventude pretendemos devolver a cidade aos jovens de Viana do Castelo", assume Carlos Meira, explicando tratar-se de um espaço de "integração, participação e desenvolvimento de atividades" dos mais novos.

"Para promover e apoiar o desenvolvimento humano, social e cultural dos jovens vianenses. Este espaço seria gerido por um vereador com o pelouro da juventude onde seriam criadas várias valências", sublinhou ainda, durante uma ação de campanha na cidade.

Para o candidato, de 28 anos, a Casa da Juventude a instalar na antiga praça de touros poderia "potenciar" o associativismo jovem, apoiando a formação ao empreendedorismo jovem.

O espaço, explicou ainda, contaria com um local para o ensaio de bandas formadas por jovens locais ou mesmo com um palco para concertos, mas também como área para estudo e internet e voluntariado jovem.

Além de Carlos Meira (CDS-PP/MPT), às eleições de 29 de setembro em Viana do Castelo candidatam-se Hélder Pena (PAN), Eduardo Teixeira (PSD), Maria Hermínia Antunes (PCTP/MRPP), Ilda Figueiredo (CDU) e José Maria Costa (PS).

PYJ // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.