Nove barras do continente e Açores fechadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 jan (Lusa) -- Nove barras de Portugal continental e uma dos Açores estão hoje fechadas a toda a navegação e outras duas condicionadas devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas com quatro a cinco metros, segundo a Marinha portuguesa.

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, estão fechadas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto e Corvo, no grupo ocidental dos Açores.

A Marinha indica também que as barras de Viana do Castelo e Aveiro estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e 35 metros, respetivamente.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de oeste-noroeste com 3,5 a 4,5 metros, diminuindo gradualmente para 2,5 a 3,5 metros.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com um a dois metros.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado na região sul, aguaceiros fracos a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até meio da tarde, e que serão de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, e acima de 800/1000 metros na região norte.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado nas terras altas até meio da tarde, rodando para o quadrante leste no final do dia, neblina ou nevoeiro matinal, em alguns locais das regiões norte e centro.

Está também prevista formação de gelo ou geada em alguns locais do interior norte e centro e descida da temperatura mínima.

Para os Açores, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, temporariamente forte durante a madrugada e manhã, passando a aguaceiros e vento leste forte com rajadas até 90 quilómetros por hora durante a madrugada, rodando para nordeste.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade e vento fraco a moderado predominando de sueste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 08 e 15 graus Celsius, no Porto entre 07 e 13, em Bragança entre 03 e 07, em Vila Real entre 05 e 09, em Viseu entre 03 e 09, na Guarda entre 03 e 06, em Castelo Branco entre 05 e 12, em Santarém entre 06 e 15, em Coimbra entre 07 e 13, em Évora entre 06 e 13, em Beja entre 06 e 14, em Faro entre 09 e 17, no Funchal entre 16 e 22, em Ponta Delgada entre 11 e17, em Angra do Heroísmo entre 10 e 17 e em Santa Cruz das Flores entre 09 e 12.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.