Banif: BE ainda não diz como vai votar Orçamento retificativo

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 dez (Lusa) - O líder parlamentar do BE adiantou hoje que os órgãos do partido se vão reunir sobre a votação no Orçamento Retificativo que será apresentado graças ao Banif, e por ora ainda não há um sentido de voto.

"Os órgãos do BE ainda se irão pronunciar sobre o seu sentido de voto. Isso é o que posso dizer neste momento", vincou Pedro Filipe Soares aos jornalistas em declarações no parlamento.

E acrescentou, no final de uma reunião de líderes parlamentares: "Este não foi o momento para o debate político", que sucederá na terça-feira em sede de comissão, com o ministro das Finanças, e na quarta-feira em plenário.

No que refere a uma futura comissão de inquérito sobre o Banif, nada mais que a intenção está por enquanto em cima da mesa, mas "num curto espaço de tempo" é possível que surjam novidades sobre a concretização da mesma, acredita Pedro Filipe Soares.

A proposta de Orçamento Retificativo foi hoje entregue pelo Governo na Assembleia da República depois da aprovação em Conselho de Ministros.

O Governo e o Banco de Portugal decidiram a venda da atividade do Banif e da maior parte dos seus ativos e passivos ao Banco Santander Totta por 150 milhões de euros, anunciou o Banco de Portugal em comunicado no domingo.

A alienação foi tomada "no contexto de uma medida de resolução" pelas "imposições das instituições europeias e inviabilização da venda voluntária do Banif", segundo o comunicado.

A operação "envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões de euros que visam cobrir contingências futuras, dos quais 489 milhões de euros pelo Fundo de Resolução e 1.766 milhões diretamente do Estado", disse o banco central, garantindo que esta solução "é a que melhor protege a estabilidade do sistema financeiro português".

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

SOS Racismo diz que Aguiar-Branco não tem condições para manter presidência da AR

A associação SOS Racismo defendeu esta sexta-feira que o presidente da Assembleia da República não tem condições para continuar no cargo, depois de ter afirmado que o uso de linguagem que qualifica raças depreciativamente é admissível pela liberdade de expressão.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.