Antiga fábrica têxtil de Caminha vira incubadora de empresas em Novembro

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 20 set (Lusa) - Uma antiga fábrica têxtil de Caminha que fechou portas em 2010, lançando no desemprego 174 trabalhadores, foi transformada numa incubadora de empresas, que podem começar a instalar-se a partir de novembro, anunciaram hoje os promotores.

Esta incubadora vai funcionar na área administrativa da antiga fábrica têxtil Regency, enquanto os espaços antes ocupados pelas linhas de produção, armazéns, refeitório e loja receberão o polo empresarial "TecCaminha".

Este último é um projeto que envolve a Câmara de Caminha e a empresa Compril, que comprou as instalações da antiga têxtil. Já a incubadora, acrescentou fonte da autarquia, será gerida pela Câmara, em conjunto com outros parceiros, através da cedência do espaço por parte da Compril. O projeto envolve ainda a Associação Empresarial de Viana do Castelo e o instituto politécnico local, entre outros parceiros privados.

Esta incubadora conta com uma sala em comum, quatro gabinetes individuais, espaços para reuniões ou formação. Dispõe de acesso a telefone e internet, com custos mensais que rondam os 50 euros.

As candidaturas para instalação nesta incubadora abriram hoje e prolongam-se até 01 de novembro, período a partir do qual podem começar a instalar-se no local. A pré-incubação tem uma duração máxima de seis meses, enquanto o período de incubação pode variar entre os seis meses e os três anos.

Disponibiliza apoio logístico e técnico, como serviços de receção e secretaria, reunindo "todas as condições necessárias para a formação e desenvolvimento de negócios baseados em tecnologias inovadoras".

"Tem como principal objetivo apoiar empreendedores no processo de desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras que tenham sustentabilidade e potencial de crescimento, com vista à sua implementação no mercado", sublinham os promotores.

Em fevereiro deste ano, aquando da celebração do acordo entre a autarquia e aquela empresa - do grupo do jornal Vida Económica -, o município justificou este espaço com a necessidade de "fomentar o empreendedorismo e a criação de empresas com vista à criação de emprego".

A Câmara de Caminha assumiu que a situação económica do país "cria dificuldades" especialmente às empresas que estão agora a iniciar atividade" e recorda que aquele concelho "não tem nenhuma incubadora" em funcionamento.

O "TecCaminha" dará "preferência aos projetos geradores de postos de trabalho e que apostem nos recursos endógenos da região", acrescentou a fonte.

A fábrica Regency foi declarada insolvente em 2009 tendo fechado portas em fevereiro do ano seguinte, alegando dificuldades económico-financeiras e uma dívida superior a 2,5 milhões de euros.

Na altura com 174 trabalhadores, pertencia a uma multinacional de capitais indianos e dedicava-se há mais de duas décadas à confeção de fatos na freguesia de Vilarelho, em Caminha.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).