Independente de Bragança promete ser autarca sem salário

| Política
Porto Canal / Agências

Bragança, 20 set (Lusa) -- O candidato independente à Câmara de Bragança, Humberto Rocha, prometeu hoje que se for eleito vai abdicar do salário de presidente e canalizar as verbas para obras nas freguesias e apoios sociais.

Humberto Rocha já foi vice-presidente durante oito anos pelo PS, na década de 1990, e candidata-se pela segunda vez à presidência com o movimento "Sempre Presente" e a garantia de que não pretende ir para a Câmara "para ganhar dinheiro".

Se for eleito, ganhará como presidente "mais do dobro" do que o valor da reforma atual, pelo que promete recusar-se a receber a diferença e reverter o excedente "integralmente para obras nas freguesias, nas associações e para um fundo de apoio aos mais necessitados".

"Sei que qualquer um dos outros candidatos tem mais poder económico do que eu, mas lanço-lhes um desafio: digam às pessoas que não vão para a Câmara ganhar dinheiro e deixem o que vai além daquilo que já ganham para os mesmos fins que eu deixo", declarou.

O desafio aos adversários foi lançado em Paço de Rio Frio, uma das aldeias que visitou hoje durante a tarde e onde fez comício em que repetiu o que se propõe fazer, se ganhar as eleições do dia 29.

A criação do cheque de saúde é uma das medidas anunciadas, destinada "a crianças, idosos e a pessoas economicamente carentes" para que ninguém deixe de comprar um medicamento ou de fazer um exame por não ter dinheiro.

Criar um gabinete de apoio ao agricultor é outras das promessas do independente, que há quatro anos obteve quase 16 por cento dos votos, foi eleito vereador e reduziu a maioria do social-democrata Jorge Nunes, que não se recandidata, depois de 16 anos, por ter atingido o limite legal de mandatos.

Humberto Rocha avisou ainda que pretende rever o acordo que classificou de "uma fraude" com as Águas de Portugal, que "recebeu património da Câmara e das freguesias", em alguns casos construído pelas próprias populações, algumas das quais estão a pagar taxa de saneamento na fatura da água sem terem este serviço.

Avisa ainda que não permitirá que aconteça o mesmo com a barragem de Veiguinhas, em construção para reforçar o abastecimento de água a Bragança.

Além do independente Humberto Rocha, concorrem à Câmara de Bragança Hernâni Dias, pelo PSD, Júlio Meirinhos, pelo PS, Telmo Cadavez, pelo CDS-PP, José Castro, pela CDU e Gil Gonçalves, pelo Bloco de Esquerda.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.