Morreu um dos feridos no temporal que atingiu os Açores

Morreu um dos feridos no temporal que atingiu os Açores
| País
Porto Canal

Um funcionário da junta de freguesia de São Roque, Ponta Delgada, morreu na segunda-feira depois de ter ficado ferido com gravidade quando foi atingido por uma onda, revelou o presidente da autarquia ao jornal Açoriano Oriental.

O homem, de 51 anos, foi atingido por uma onda durante o temporal que na segunda-feira atingiu o arquipélago dos Açores e morreu no hospital de Ponta Delgada, noticia o Açoriano Oriental, citando o presidente da junta de freguesia de São Roque, Pedro Moura.

Segundo a mesma notícia, o homem foi colhido pela onda quando "trabalhava na limpeza da via e na proteção das casas na frente marítima da freguesia", tendo ficado com "fraturas graves".

Na segunda-feira à noite, o Serviço de Proteção Civil dos Açores revelou que o temporal que atingiu o arquipélago desalojou 11 pessoas na ilha de São Miguel e deixou quatro feridos, um deles em estado grave.

Todas as pessoas foram já realojadas, segundo as autoridades regionais.

Nas operações de apoio aos incidentes provocados pelo mau tempo de segunda-feira estiveram envolvidos cerca de 440 operacionais da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que contabilizou 157 incidentes, todos já resolvidos.

O mau tempo levou ao encerramento de escolas, tribunais, serviços municipais e de estradas, enquanto mais de 1.600 passageiros ficaram em terra com o cancelamento de dezenas de voos.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) emitiu no domingo um aviso vermelho para as ilhas de São Miguel e de Santa Maria, grupo oriental do arquipélago, tendo alargado o aviso para as cinco ilhas do grupo central na tarde de segunda-feira.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanhar a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).