BE de Gaia acusa câmara de empurrar empreiteiros para a falência

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 20 set (Lusa) -- O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Gaia, Eduardo Pereira, acusou hoje a autarquia de ser "inconsequente" na recuperação do centro histórico e de contribuir para a falência de muitos empreiteiros devido aos atrasos nos pagamentos.

O candidato do BE falava esta manhã numa ação de campanha frente a um exemplo da "atitude inconsequente" da autarquia de Vila Nova de Gaia, a Escola Superior de Tecnologias da Saúde (ESTS), que, segundo afirmou, dois anos depois se instalar ameaça "regressar ao Porto".

O bloquista acusou a atual liderança autárquica de "lançar iniciativas que não têm continuidade" e, outro exemplo disso, apontou, está uns quarteirões abaixo, no Centro Cultural de Gaia, que devia estar aberto desde 2009 mas que tem "as obras paradas há muito"

"Nós sabemos porque é que muitas obras em Gaia ficam paradas e porque os empreiteiros vão à falência: é porque a Câmara não paga", afirmou, recordando que autarquia "tem um prazo médio de pagamento de 234 dias, quase oito meses, dados oficiais da Direção Geral de Administração Local".

A ESTS do Instituto Politécnico do Porto, "foi instalada aqui há dois anos, e nós entendemos esta presença no centro histórico de Gaia, no lugar do Marco, como uma medida positiva, porque vem densificar a estrutura do lugar, vem dar novos usos, novos ocupantes, novos utilizadores e isso é algo fundamental para uma zona cada vez mais desertificada", afirmou Eduardo Pereira.

"No entanto, surgiram recentemente, e não estão completamente dissipados, cenários que colocam em risco a continuidade deste equipamento em Gaia", o que iria "transformar num logro a aposta na revitalização desta zona, o que aliás é emblemático da atitude que a Câmara Municipal de Gaia tem em relação ao centro histórico".

Para o candidato do Bloco, "uma das queixas, porventura a principal da ESTS, é que a renda é demasiado elevada".

Na sua opinião, "a autarquia pode baixar a renda, porque isso corresponde a uma aposta estratégica importante para o centro histórico".

Além de Eduardo Pereira, são candidatos à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, nas eleições de 29 de setembro, Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

DP // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.