PS, BE, PCP, PEV e PAN aprovam fim de julgamentos sumários de crimes graves

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 dez (Lusa) -- O PS, BE, PCP, PEV e PAN aprovaram hoje no parlamento os projetos de lei de socialistas, bloquistas e comunistas para eliminar os julgamentos sumários para crimes puníveis com penas de prisão superiores a cinco anos.

Com os votos contra do PSD e do CDS-PP, os diplomas do PS, BE e PCP com o objetivo de impedir que crimes puníveis com prisão superior a 5 anos, incluindo homicídios, possam ser julgados em processo sumário foram hoje aprovados na Assembleia da República.

O diploma do PS refere que, com força obrigatória geral, o Tribunal Constitucional considerou inconstitucional a alteração legislativa de 2013 (governo PSD/CDS-PP) que veio permitir a realização de julgamento imediato, em processo sumário (ou seja em processo simplificado) de factos puníveis com pena superior a 5 anos, quando existisse flagrante delito.

Declarada a inconstitucionalidade da norma aprovada pela então maioria parlamentar PSD/CDS-PP, o PS entende que se impõe a "necessidade de, tão rapidamente, quanto possível, se proceder à reposição da coerência sistemática relativa à competência entre o tribunal singular (um único juiz a julgar) e o tribunal coletivo (três juízes) e, em particular, expurgar do Código de Processo Penal (CPP) a inconstitucionalidade material que afeta e se repercute no regime jurídico desta forma especial de processo".

A revogação da norma do CPP considerada inconstitucional é também proposta no projeto do BE que lembra os seus "alertas sucessivos para a circunstância de até o crime de homicídio passar a ser possível de vir a ser julgado em processo sumário, onde a prova é feita de forma simplificada e com um juiz singular".

Para o BE, o princípio da celeridade processual, exigência de justiça e condição de eficácia do sistema jurídico-penal (argumentos invocados pelo anterior governo) "não pode, em nenhuma circunstância, fazer-se com o sacrifício de direitos fundamentais, designadamente do direito de defesa do arguido".

"Essa é uma exigência fundamental de um Estado de Direito. Ora, foi esse caminho de cerceamento de direitos fundamentais que a anterior maioria parlamentar trilhou, alargando os casos em que o processo sumário, por natureza menos garantístico, é aplicável, concedendo assim ao arguido, julgado perante o tribunal singular, menos garantias de defesa", diz o projeto lei do BE.

O projeto do PCP visa também limitar a aplicação do processo sumário aos crimes de menor gravidade, justificando que a sua iniciativa resulta não só da declaração de inconstitucionalidade do regime aprovado por PSD e CDS, mas também das "inúmeras dificuldades que continuam a verificar-se na justiça e no funcionamento dos tribunais".

O PCP quer assim fazer "regressar o texto da lei processual à sua conformação anterior" no CPP em matéria de processo sumário.

HPG/JF (FC) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.