Ministro alemão das finanças espera confirmação de garantias sobre contas portuguesas

Ministro alemão das finanças espera confirmação de garantias sobre contas portuguesas
| Política
Porto Canal

O ministro alemão das finanças, Wolfgang Schauble, afirmou hoje esperar poder retribuir os cumprimentos ao novo governo português quando se confirmarem as garantias dadas em Bruxelas pelo novo titular das contas nacionais, Mário Centeno.

Questionado na conferência de imprensa depois da realização da reunião do Eurogrupo e do Ecofin, Schauble começou por lembrar a "relação de confiança muito boa" que manteve com António Costa, enquanto ministro de Estado e da Administração Interna (2005-2007).

"Ele (António Costa) enviou-me os seus cumprimentos através do meu novo colega (Mário Centeno). E se o meu colega cumprir aquilo que disse, ele também vai receber os meus cumprimentos", afirmou o ministro alemão.

Como é habitual, o novo titular das finanças "apresentou o programa do novo governo, como é habitual no Eurogrupo, e disse que Portugal vai cumprir as suas obrigações no Pacto de Estabilidade", relatou Schauble, acrescentando que "está tudo bem".

O ministro ainda notou que, tal como a sua antecessora, Maria Luís Albuquerque, Mário Centeno também se senta ao seu lado nas reuniões dos ministros responsáveis pela Economia e Finanças dos Estados-membros da União Europeia (Ecofin).

Mário Centeno que participou, pela primeira vez, esta segunda-feira, na reunião dos países da zona euro (Eurogrupo).

Aos jornalistas portugueses, o governante referiu que o projeto de Orçamento do Estado para 2016 "vai ser entregue no início de janeiro (em Bruxelas), em consonância com o trabalho que o Governo vai realizar também para apresentar o mais depressa possível no parlamento português".

+ notícias: Política

Parlamento recupera grupo de trabalho para reversão de freguesias agregadas em 2013

A comissão parlamentar de Poder Local aprovou por unanimidade a reativação do grupo de trabalho relativo à desagregação de freguesias agregadas na reforma administrativa de 2013, afirmou à Lusa o presidente da comissão.

Temido quer plano europeu para habitação acessível e alerta para ameaças

A cabeça de lista do PS às europeias defendeu esta quinta-feira um plano europeu para habitação acessível, avisando que o projeto europeu está sob inúmeras ameaças e que a AD e a sua família política “representam uma agenda de retrocesso”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.