Candidato do PAN quer fim das barracas em Viana do Castelo

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 19 set (Lusa) - O candidato do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) à Câmara de Viana do Castelo insurgiu-se hoje contra a utilização de barracas para habitação no concelho, nomeadamente na comunidade de etnia cigana, reclamando uma solução municipal.

"Não é aceitável, nem sequer normal, a existência de barracas no concelho em pleno século XXI. É um sinal de profundo desprezo por uma comunidade que tem sido sistematicamente discriminada, rejeitada e a quem não têm sido reconhecidos os seus direitos humanos essenciais, previstos na lei máxima nacional: A Constituição", afirmou à Lusa Hélder Pena.

O candidato do PAN afirma tratar-se de um problema que, naquela comunidade, se arrasta "há vários anos", enquadrando-se na causa "humana", que juntamente com as causas "animal" e "natureza" formam os três vetores de atuação daquele partido.

"Após todos estes anos, a comunidade cigana vive exatamente nas mesmas condições, deploráveis, o que significa que nenhuma entidade, seja governamental, autarquia ou instituição social, teve a vontade ou a capacidade de resolver o drama em que vivem aquelas famílias", criticou, após uma ação de campanha que o levou precisamente a um acampamento cigano existente na cidade.

Hélder Pena reclama uma política autárquica prioritária no acesso, não só daquela comunidade, mas de todas as famílias do concelho a viverem em iguais condições, a uma "habitação digna", de forma a avançar para uma "sociedade de facto inclusiva, de integração, mais ética".

Por outro lado, recorda os "investimentos de milhões" na cidade, de iniciativa municipal, como o novo centro cultural ou os vários postos náuticos. "Sem dúvida bonitos, mas que perdem o seu charme quando continuamos a ter no concelho pessoas, cidadãos, a viver em barracas, sem eletricidade ou água", rematou.

Além de Hélder Pena (PAN), às eleições de 29 de setembro em Viana do Castelo candidatam-se Eduardo Teixeira (PSD), Maria Hermínia Antunes (PCTP/MRPP), Ilda Figueiredo (CDU) Carlos Meira (CDS-PP/MPT) e José Maria Costa (PS).

PYJ // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.