Congresso e presidenciais na agenda do Conselho Nacional do PSD de dia 10

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 dez (Lusa) - O Conselho Nacional do PSD vai reunir-se no dia 10 de dezembro tendo na agenda a marcação de diretas e Congresso, e o apoio à candidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa, disse à Lusa fonte social-democrata.

A reunião do Conselho Nacional do PSD, órgão máximo partidário entre congressos, foi convocada para as 21:00 de 10 de dezembro, num hotel de Lisboa.

A 21 de novembro, em entrevista à RTP, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, já tinha anunciado que uma decisão sobre o apoio formal à candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa iria ser tomada em Conselho Nacional, em dezembro.

O comentador político, professor universitário de direito e antigo presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa foi o único social-democrata que se apresentou como candidato às eleições presidenciais de 24 de janeiro de 2016.

Segundo os estatutos do PSD, "o Congresso Nacional reúne ordinariamente de dois em dois anos" e "os mandatos dos órgãos eletivos do partido são de dois anos, a partir da data da eleição".

Passos Coelho foi eleito presidente do PSD, pela terceira vez, a 25 de janeiro de 2014. O Congresso que elegeu a sua atual equipa de direção e os restantes órgãos nacionais realizou-se a 21, 22 e 23 de fevereiro de 2014, no Coliseu dos Recreios de Lisboa.

As próximas diretas ocorrerão com os sociais-democratas de regresso à oposição, na sequência do derrube do executivo PSD/CDS-PP no parlamento e da formação de um Governo do PS suportado por acordos políticos com Bloco de Esquerda, PCP e "Os Verdes".

Passos Coelho foi eleito pela primeira vez presidente do PSD a 26 de março de 2010, derrotando Paulo Rangel e Aguiar-Branco, quando estava no poder o Governo minoritário do PS chefiado por José Sócrates.

Cerca de um ano depois, assumiu as funções de primeiro-ministro, na sequência das legislativas antecipadas de 05 de junho de 2011.

Nas diretas de 03 de março de 2012 e de 25 de janeiro de 2014, que aconteceram durante a governação conjunta com o CDS-PP, Passos Coelho foi reeleito presidente do PSD sem adversários.

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.