Japão retomou caça de baleias, diz que é indispensável para investigação

| Mundo
Porto Canal com Lusa

O ministro da Agricultura, Pesca e Política Florestal do Japão, Hiroshi Moriyama, considerou que o controverso programa de caça às baleias neste país, hoje retomado, é indispensável para a investigação científica destes cetáceos.

A declaração do ministro acontece no dia em que quatro barcos japoneses zarparam de vários portos com o objetivo de pescar 333 baleias Minke no Oceano Antártico, e reacende a polémica sobre o controverso programa de pesca que tinha sido interrompido em 2014 depois de o Tribunal Internacional de Justiça ter obrigado o país a reduzir o número de cetáceos pescados e colocado em causa os "fins científicos" da pesca.

O ministro nipónico garantiu que as capturas que hoje recomeçam fazem parte de um programa científico que respeita a lei internacional e que se vai estender até março do próximo ano.

Reagindo a este anúncio, a associação de conservação da natureza Sea Shepher afirmou que irá tentar boicotar a atividade destes quatro barcos, tendo o ministro respondido que a intervenção dos ativistas é "extremamente lamentável" e assegurado que o Japão vai garantir a segurança das suas embarcações.

As capturas de cetáceos têm provocado nos últimos anos uma crescente tensão com as organizações ambientalistas e até com outros países, como a Austrália, que se queixou ao Tribunal Internacional de Justiça em maio de 2010, por considerar que o programa perseguia fins comerciais.

No seguimento desta queixa, o Tribunal sentenciou em 2014 uma redução de dois terços nas capturas e afirmou que o programa era "pouco transparente".

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.