Militares dos EUA chegam a Kobane para formar combatentes anti-Daesh

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 26 nov (Lusa) -- Soldados das forças especiais dos EUA chegaram a Kobane, na Síria, para treinar e assistir os combatentes curdos na sua luta contra o grupo que se designa Estado Islâmico (EI), confirmaram hoje várias fontes sírias.

Este é a primeira deslocação oficial do género neste país em guerra.

Uma fonte das Unidades de Proteção do Povo Curdo, principal milícia curda síria, um ativista em Kobane, Mustapha Abdi, e o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), anunciaram a chegada de algumas dezenas de militares que, segundo Washington, vão ter um papel não-combatente de aconselhamento.

A sua missão vai ser a "planificar" ofensivas contra Jarablus e Raqa, as cidades do norte da Síria que estão nas mãos do Daesh.

O diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane, confirmou que os mais de 50 instrutores norte-americanos vão treinar os curdos, com vista a uma ofensiva contra Raqa, a capital de facto do EI na Síria.

Segundo o ativista Mustapha Abdi, os militares entraram em Kobane "nas últimas horas", mas o OSDH afirmou que tinham chegado "nos últimos dois dias", em dois grupos, vindos da Turquia e do Curdistão iraquiano.

Uma trintena está "atualmente em Kobane (norte) e os outros na província de Hassake", mais a leste, seguindo o ISDH. "Devem juntar-se em Kobane para treinar as Forças Democráticas da Síria (FDS)", integrada por fações árabes e curdas e ainda por cristãos siríacos.

Questionado pela AFP, o comandante das forças dos EUA no Médio Oriente recusou comentar.

RN // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.