Taxa de alojamento de 80% a 90% para o festival Primavera Sound
Porto Canal / Agências
Porto, 29 mai (Lusa) -- A taxa de ocupação em unidades hoteleiras do Porto durante o Optimus Primavera Sound é de 80% a 90%, valores que sofreram "uma ligeira diminuição" em relação ao ano passado, anunciou a Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo.
A Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT) fez uma estimativa sobre o impacto turístico associado ao festival, no que diz respeito ao alojamento, junto de 10% dos seus cerca de 150 associados no distrito do Porto.
A APHORT concluiu que o movimento de visitantes no Porto para quinta-feira, sexta-feita e sábado, dias em que se realiza o festival de música, é "muito positivo".
Com taxas de ocupação "na ordem dos 80% a 90%", assiste-se a "uma ligeira diminuição", já que em 2012 "muitas unidades [hoteleiras] atingiram taxas de 100 por cento".
Os turistas esperados são maioritariamente portugueses e espanhóis, com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos de idade, que este ano efetuaram mais reservas de grupos e menos individuais ou de casais.
"No que diz respeito aos critérios inerentes à escolha do tipo de alojamento, a perceção é a de que esta escolha é feita sobretudo tendo em conta a localização do estabelecimento - proximidade do recinto - e o tipo de ambiente - é dada preferência a ambientes informais como no caso dos hostels - ", afirmou Rita Fonseca da APHORT.
A Agência Lusa contactou aleatoriamente quatro hostels situados no centro da baixa citadina.
Margarida Oliveira da Pensão Favorita, na rua Miguel Bombarda, afirmou que tem lotados os 12 quartos disponíveis, destinados a 38 pessoas, nos três dias do festival. Acrescentou ainda que 50% das reservas foram feitas por público estrangeiro.
Na mesma rua, o Gallery Hostel tem casa cheia apenas na sexta-feira, com uma lotação máxima de 43 pessoas.
"Mais de 50% das reservas são de público estrangeiro", concluiu Adriano Mineiro, um dos responsáveis pela unidade hoteleira.
No Oporto Invictos Hostel, Alda Catarino garante que no sábado tem o espaço completo com as 28 camas disponíveis ocupadas.
O mesmo acontece no Oporto Down Town Hostel, na Praça Guilherme Gomes Fernandes, que espera 38 pessoas no sábado.
Como aconteceu no ano passado, a Optimus criou a plataforma "Bed & Breakfast" com o objetivo de "juntar duas tendências", o público e a cidade, disse à agência Lusa Pedro Moreira da Silva, um dos responsáveis pela comunicação da marca portuguesa.
"Por um lado, um público que procura um alojamento mais alternativo e pouco ortodoxo ou convencional, e que vê no alojamento uma oportunidade para interagir com a cidade e conhecer pessoas. Por outro, o próprio espírito das pessoas do Porto que gostam de receber e que têm orgulho em mostrar o que a cidade tem de melhor", explicou o responsável.
Esta aplicação gratuita do facebook da marca cria as condições necessárias para ser estabelecido o contacto entre os visitantes e as pessoas que queiram alugar casa.
A plataforma está ativa há cerca de cinco meses e, em relação ao ano passado, tanto a oferta como a procura têm duplicado afirma o responsável da operadora de telecomunicaç~eos, o mesmo acontecendo com o número de alugueres.
O festival de música Optimus Primavera Sound realiza-se de quinta-feira a sábado no recinto do Parque da Cidade, no Porto.
MAZM/DP // HB
Lusa/Fim