Taxa de alojamento de 80% a 90% para o festival Primavera Sound

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 29 mai (Lusa) -- A taxa de ocupação em unidades hoteleiras do Porto durante o Optimus Primavera Sound é de 80% a 90%, valores que sofreram "uma ligeira diminuição" em relação ao ano passado, anunciou a Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo.

A Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT) fez uma estimativa sobre o impacto turístico associado ao festival, no que diz respeito ao alojamento, junto de 10% dos seus cerca de 150 associados no distrito do Porto.

A APHORT concluiu que o movimento de visitantes no Porto para quinta-feira, sexta-feita e sábado, dias em que se realiza o festival de música, é "muito positivo".

Com taxas de ocupação "na ordem dos 80% a 90%", assiste-se a "uma ligeira diminuição", já que em 2012 "muitas unidades [hoteleiras] atingiram taxas de 100 por cento".

Os turistas esperados são maioritariamente portugueses e espanhóis, com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos de idade, que este ano efetuaram mais reservas de grupos e menos individuais ou de casais.

"No que diz respeito aos critérios inerentes à escolha do tipo de alojamento, a perceção é a de que esta escolha é feita sobretudo tendo em conta a localização do estabelecimento - proximidade do recinto - e o tipo de ambiente - é dada preferência a ambientes informais como no caso dos hostels - ", afirmou Rita Fonseca da APHORT.

A Agência Lusa contactou aleatoriamente quatro hostels situados no centro da baixa citadina.

Margarida Oliveira da Pensão Favorita, na rua Miguel Bombarda, afirmou que tem lotados os 12 quartos disponíveis, destinados a 38 pessoas, nos três dias do festival. Acrescentou ainda que 50% das reservas foram feitas por público estrangeiro.

Na mesma rua, o Gallery Hostel tem casa cheia apenas na sexta-feira, com uma lotação máxima de 43 pessoas.

"Mais de 50% das reservas são de público estrangeiro", concluiu Adriano Mineiro, um dos responsáveis pela unidade hoteleira.

No Oporto Invictos Hostel, Alda Catarino garante que no sábado tem o espaço completo com as 28 camas disponíveis ocupadas.

O mesmo acontece no Oporto Down Town Hostel, na Praça Guilherme Gomes Fernandes, que espera 38 pessoas no sábado.

Como aconteceu no ano passado, a Optimus criou a plataforma "Bed & Breakfast" com o objetivo de "juntar duas tendências", o público e a cidade, disse à agência Lusa Pedro Moreira da Silva, um dos responsáveis pela comunicação da marca portuguesa.

"Por um lado, um público que procura um alojamento mais alternativo e pouco ortodoxo ou convencional, e que vê no alojamento uma oportunidade para interagir com a cidade e conhecer pessoas. Por outro, o próprio espírito das pessoas do Porto que gostam de receber e que têm orgulho em mostrar o que a cidade tem de melhor", explicou o responsável.

Esta aplicação gratuita do facebook da marca cria as condições necessárias para ser estabelecido o contacto entre os visitantes e as pessoas que queiram alugar casa.

A plataforma está ativa há cerca de cinco meses e, em relação ao ano passado, tanto a oferta como a procura têm duplicado afirma o responsável da operadora de telecomunicaç~eos, o mesmo acontecendo com o número de alugueres.

O festival de música Optimus Primavera Sound realiza-se de quinta-feira a sábado no recinto do Parque da Cidade, no Porto.

MAZM/DP // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Chuva cumpre ditado de abril e regressa já esta quarta-feira ao Norte do país

Depois do sol e o aquecimento das temperaturas terem convidado todos a sair de casa e ter levado um gosto do clima de verão aos vários cantos do Norte do país, o mês de abril arranca de forma diferente. Para fazer jus ao ditado “abril águas mil”, perspetiva-se um regresso da chuva para os próximos dias, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Unir publica novos horários para Gaia e Espinho três meses após alteração pelo operador

A Unir publicou novos horários do lote de Vila Nova de Gaia e Espinho válidos a partir desta terça-feira, cerca de três meses depois de o operador ter feito alterações ao serviço autonomamente, segundo um comunicado.

Mais de 50 mil famílias do Alto Minho com fibra ótica até final de junho

Mais de 50 mil famílias de Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vão poder aceder, até final de junho, a serviços de telecomunicações de última geração, foi esta terça-feira divulgado.