Secretário-geral do partido socialista espanhol felicita primeiro-ministro António Costa

| Política
Porto Canal com Lusa

Madrid, 24 nov (Lusa) - O secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, felicitou hoje o seu homólogo socialista português, António Costa, pela sua indigitação como primeiro-ministro, desejando-lhe "muito êxito à frente do Governo" luso.

Numa mensagem divulgada hoje na rede social Twitter, Pedro Sánchez adiantou que já "felicitou pessoalmente António Costa, o novo primeiro-ministro de Portugal", acrescentando que lhe desejou "muito êxito" à frente do executivo português.

Sánchez enfrenta eleições gerais em Espanha (o equivalente às legislativas em Portugal) no próximo dia 20 de dezembro, nas quais tentará afastar o governo conservador (direita) do PP de Mariano Rajoy.

As últimas sondagens em Espanha indicam que o PSOE está a recuperar terreno no segundo lugar das intenções de voto, mas a curta distância dos emergentes Ciudadanos (centro-direita, de Albert Rivera) e do Podemos (esquerda) de Pablo Iglesias. O PP continua a liderar as intenções de voto, mas longe de uma maioria absoluta (que conseguiu nas eleições de 2011).

Os estudos de opinião indicam, assim, que os principais partidos poderão ter de fazer pactos pós-eleitorais para constituir maiorias no Congresso dos Deputados (parlamento).

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, indicou hoje o secretário-geral do PS, António Costa, para primeiro-ministro.

"O Presidente da República de República decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o Dr. António Costa para primeiro-ministro", indica a Presidência da República numa nota.

A mesma nota refere que a continuação em funções do XX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho, em gestão "não corresponderia ao interesse nacional".

NVI // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.