Iluminação de Natal no Porto custará 180 mil euros

Iluminação de Natal no Porto custará 180 mil euros
| Norte
Porto Canal (IYB)

A iluminação e a animação de Natal na cidade do Porto vão custar 180 mil euros. A inauguração desta época natalícia, nomeada por “Ouro sobre Azul”, está marcada para dia 27 de Novembro, pelas 21h30, com um espectáculo de fogo-de-artifício.

Segundo um comunicado da Câmara Municipal, à mesma hora, serão ligadas as luzes de um pinheiro de 26 metros de altura e 14 metros de largura, em frente aos Paços do Concelho. Para condizer com o tema deste ano, a árvore será “vestida de dourado e decorada com grandes esferas azuis”, revela a Autarquia, anunciando que o espaço irá receber diversas iniciativas, “todas as sextas, sábados e domingos a partir das 17h30”.

Para a mesma noite está também agendado um concerto do Retimbrar e a inauguração de uma pista de “gelo natural descoberta”, com 300 metros quadrados, na Avenida dos Aliados.

O Município afirma ainda que as iluminações de Natal poderão ser admiradas em “mais de 40 ruas e praças da cidade” e que constituem um investimento total de 180 mil euros “integralmente suportados pela entrada de novos patrocinadores”, mais 19 mil euros do que no ano passado.

“Comparativamente a 2014, quando as iluminações de Natal se estenderam por quatro novas artérias da cidade (ruas do Freixo, Estação, Ferreira Borges e Sousa Viterbo), totalizando 30 ruas, este ano as iluminações vão abranger 41 localizações, chegando, por exemplo, às ruas da Constituição, Martin Moniz, João Pedro Ribeiro ou à Avenida Rodrigues de Freitas”, avança a autarquia.

“Serão, assim, 368 elementos (mais 40 do que em 2014) a decorar e iluminar o Porto, num investimento que supera os 118 mil euros. O valor global, incluindo o programa de animação, é de 180 mil euros, contra os 161 mil de 2014, num aumento integralmente suportado pela entrada de novos patrocinadores”, justifica o Município.

A Câmara Municipal e a Associação dos Comerciantes do Porto “voltarão a distribuir 35 mil ‘vouchers’ pelas lojas de comércio tradicional da Baixa e Boavista para acesso gratuito às duas pistas, assim como mil vouchers para estacionamento no Silo Auto”.

Já a praça Mouzinho de Albuquerque terá “uma rampa e duas pistas de gelo natural (uma coberta e uma exterior), carrosséis, pistas de carros, jogos tradicionais, mini roda gigante, carinhos de choque, cinema 5D, casa do Pai Natal e espectáculos de magia com contos da Avó Augusta”.

“Serão também várias as Feiras, Mercados e Mercadinhos que animarão a cidade, com propostas que vão desde o artesanato às velharias, passando pelo ‘design’, a joalharia, a moda, a gastronomia, os brinquedos, as ilustrações ou a arte urbana”, conclui o Município.

+ notícias: Norte

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.

Grupo que fez escravo homem em Bragança fica em liberdade

As quatro pessoas que fizeram escravo um homem com deficiência, em Bragança, ficaram em liberdade a aguardar o desfecho da investigação, avança o jornal ‘Público’. O juiz determinou que os quatro arguidos, suspeitos de explorarem o homem desde 2007 e que hoje em dia tem 54 anos, ficassem com termo de identidade e residência e proibição de contactos com a vítima.

Fogo em garagem destrói carros e deixa mulher ferida em Ovar

Uma mulher de 27 anos sofreu ferimentos graves, na madrugada desta quinta-feira, num incendio que deflagrou numa garagem na Doutor Vale Guimarães em Válega, Ovar, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar.