FMI desbloqueia 84,7 milhões de euros de ajuda ao Chipre

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 16 set (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) desbloqueou hoje um empréstimo de 84,7 milhões de euros ao Chipre, após a primeira auditoria às contas do país que se encontra ao abrigo de um programa de resgate financeiro.

Chipre recebeu até agora 169,4 milhões de euros no âmbito do empréstimo aprovado a 15 de maio e que envolve um total de 10 mil milhões de euros, financiados parcialmente pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade, um fundo de emergência financeira.

O país mergulhou em crise em 2012, sofrendo os efeitos do contágio grego que levou à falência os seus principais bancos, forçando os depositantes a aceitar reduzir o valor das suas contas bancárias.

Para obter o empréstimo, o Governo cipriota teve de nacionalizar os maiores bancos, aceitar cortes na despesa e vender património do Estado.

No final de julho, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia disseram que o programa de reformas estava bem encaminhado, embora a perspetiva económica a curto prazo não seja favorável, esperando-se uma contração de 13% no PIB em 2013-2014.

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.