Ministra das Finanças confirma a existência de quase oito mil milhões nos cofres

Ministra das Finanças confirma a existência de quase oito mil milhões nos cofres
| Economia
Porto Canal (IYB)

Em resposta a Cecília Meireles, deputada do CDS, Maria Luís Albuquerque assegura que os cofres do Estado estão cheios. Avança também que, atualmente, contêm cerca de 7,8 mil milhões de euros.

"O que temos é uma situação consolidada. Temos uma reserva financeira, um cofre cheio com quase 7,8 mil milhões de euros que nos permitem fazer reembolsos. Isso dá tranquilidade. Um desvio teria um preço muitíssimo mais elevado", disse Maria Luís.

Cecília Meireles, durante o seu tempo de intervenção, fez questão de relembrar o Parlamento da governação prévia do PS para afirmar que "não ter dinheiro para pagar salários (…) não é defender o Estado social".

Já Paulo Sá, deputado do PCP, e José Luís Ferreira, do PEV, apontaram as acções do anterior Governo PSD/CDS-PP como um “ataque” feroz aos rendimentos de trabalho e como a mais “grave e monstruosa injustiça fiscal" que há memória, respectivamente.

Por fim, Mariana Mortágua, representante do Bloco de Esquerda, aponta que Portugal "assistiu à arrogância" de um Governo "convencido" de que tudo o resto é "caos".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.