Ameaça de insolvência paira sobre têxtil de Vila Verde com 240 trabalhadores - sindicato

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, 28 mai (lusa) - O futuro da têxtil Cofinca, em Vila Verde, que emprega cerca de 240 trabalhadores, "não se afigura nada risonho" e a insolvência parece ser o destino "cada vez mais inevitável", disse hoje à Lusa uma fonte sindical.

Segundo António Silva, do Sindicato dos Trabalhadores de Vestuário e Confeção Têxtil do Norte, a Cofinca ainda não pagou aos trabalhadores o subsídio de férias e de natal de 2012, devendo ainda o salário de abril e 40% do de março.

"E o mês de maio também está no fim e vai pelo mesmo caminho", acrescentou.

Os trabalhadores estavam desde o dia 20 a fazer uma greve parcial, que foi levantada na segunda-feira, depois de a administração ter garantido que até 14 de junho pagaria 60% de um salário.

"Disseram que têm em mãos uma importante encomenda de um cliente inglês, que poderá servir para pôr os salários em dia, e os trabalhadores decidiram dar-lhes mais este benefício da dúvida", disse ainda António Silva.

De acordo com o sindicalista, a empresa tem uma dívida que ascenderá a 6 milhões de euros, estando em curso um plano de revitalização especial (PER) que prevê duas saídas: a insolvência ou um despedimento coletivo de mais de 160 trabalhadores.

Para António Silva, o futuro "mais que provável" será a insolvência, porque "a empresa, se, como diz, não tem dinheiro, também não terá condições para fazer um despedimento coletivo".

"Não tem dinheiro, não tem património, as instalações são do banco. Há nuvens muito negras a pairar no horizonte próximo da Cofinca e dos seus trabalhadores", admitiu.

Lembrou que "já há muita gente que ali trabalha a passar mal", porque "são muitos salários em atraso" e "ao fim do mês, as contas para pagar não deixam de aparecer".

A Lusa tentou falar com a administração da empresa, mas até ao momento sem sucesso.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gaia apoia festival Marés Vivas em julho com 300 mil euros

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia aprovou, esta segunda-feira, a atribuição de 300 mil euros à PEV Entertainment para a realização do festival Marés Vivas entre 18 e 20 de julho.

Ministério das Infraestruturas prevê pagar 660 mil euros à Sevenair nos próximos dias

O Ministério das Infraestruturas e Habitação informou esta segunda-feira a agência Lusa que prevê nos próximos dias pagar à Sevenair 660,5 mil euros, relativos ao quarto e último ano do contrato de concessão anterior da ligação aérea regional pública Bragança-Portimão.

Distritos do Norte sob aviso laranja na quinta-feira devido ao vento

Nove distritos do continente vão estar sob aviso laranja na quinta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), face aos efeitos previstos da depressão Martinho, segundo o IPMA.