Ameaça de insolvência paira sobre têxtil de Vila Verde com 240 trabalhadores - sindicato

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, 28 mai (lusa) - O futuro da têxtil Cofinca, em Vila Verde, que emprega cerca de 240 trabalhadores, "não se afigura nada risonho" e a insolvência parece ser o destino "cada vez mais inevitável", disse hoje à Lusa uma fonte sindical.

Segundo António Silva, do Sindicato dos Trabalhadores de Vestuário e Confeção Têxtil do Norte, a Cofinca ainda não pagou aos trabalhadores o subsídio de férias e de natal de 2012, devendo ainda o salário de abril e 40% do de março.

"E o mês de maio também está no fim e vai pelo mesmo caminho", acrescentou.

Os trabalhadores estavam desde o dia 20 a fazer uma greve parcial, que foi levantada na segunda-feira, depois de a administração ter garantido que até 14 de junho pagaria 60% de um salário.

"Disseram que têm em mãos uma importante encomenda de um cliente inglês, que poderá servir para pôr os salários em dia, e os trabalhadores decidiram dar-lhes mais este benefício da dúvida", disse ainda António Silva.

De acordo com o sindicalista, a empresa tem uma dívida que ascenderá a 6 milhões de euros, estando em curso um plano de revitalização especial (PER) que prevê duas saídas: a insolvência ou um despedimento coletivo de mais de 160 trabalhadores.

Para António Silva, o futuro "mais que provável" será a insolvência, porque "a empresa, se, como diz, não tem dinheiro, também não terá condições para fazer um despedimento coletivo".

"Não tem dinheiro, não tem património, as instalações são do banco. Há nuvens muito negras a pairar no horizonte próximo da Cofinca e dos seus trabalhadores", admitiu.

Lembrou que "já há muita gente que ali trabalha a passar mal", porque "são muitos salários em atraso" e "ao fim do mês, as contas para pagar não deixam de aparecer".

A Lusa tentou falar com a administração da empresa, mas até ao momento sem sucesso.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.