Deschamps deixa Valbuena fora da selecção francesa devido a problemas psicológicos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Paris, 05 nov (Lusa) -- O futebolista internacional francês Mathieu Valbuena, vítima de chantagem com um vídeo de cariz sexual e que levou à acusação formal de Karim Benzema, não foi convocado para a seleção, devido a problemas psicológicos.

De acordo com o selecionador francês, Didier Deschamps, Valbuena fica fora da convocatória "por não estar nas melhores condições psicológicas", bem como Benzema, mas este por se encontrar lesionado.

"Tomei a decisão de o deixar repousar", disse hoje Deschamps em relação a Valbuena, que não estará assim nos convocados para os jogos particulares com a Alemanha, a 13 de novembro, e com a Inglaterra, a 17.

Na polémica entre Valbuena e Benzema está uma investigação em torno de uma chantagem de que o primeiro foi alvo e que já levou a várias detenções e hoje a uma acusação formal ao avançado do Real Madrid.

Benzema foi formalmente acusado de cumplicidade na tentativa de chantagem ao seu compatriota Mathieu Valbuena, com o qual está proibido de contactar, segundo informações avançadas pela Procuradoria de Versalhes.

O jogador, de 27 anos, é acusado de "cumplicidade na tentativa de chantagem" e conspiração em ato criminal, o que é punível com um mínimo de cinco anos de prisão, e tem como medida de coação a proibição de contatar Valbuena.

Hoje, aos ser ouvido, Benzema admitiu estar envolvido na tentativa de chantagem ao médio do Lyon, com um vídeo de cariz sexual, segundo indicou à agência AFP uma fonte ligada ao processo.

"Karim Benzema admitiu ter falado com Valbuena a pedido de um amigo de infância, que foi abordado por três chantagistas que estavam na posse de um vídeo de sexo", revelou a mesma fonte.

O avançado, detido na quarta-feira para interrogatório, foi ouvido por um juiz de instrução.

O veterano futebolista francês Djibril Cissé, de 34 anos, também chegou a ser detido pelas autoridades no âmbito do mesmo processo, mas acabou libertado, a 13 de outubro.

Outras três pessoas foram também detidas por suspeita de terem chantageado Valbuena com um vídeo de cariz de sexual que envolve o jogador do Lyon.

RPM/NF // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.