Subida do IVA leva a aumento dos preços nos restaurantes em 5% em 2012

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 13 set (Lusa) - Os preços nos restaurantes em Portugal aumentaram em média 5% em 2012, repercutindo apenas parcialmente a subida da taxa do IVA, segundo o relatório do grupo de trabalho interministerial criado para estudar a fiscalidade no setor.

Esta percentagem, segundo o mesmo relatório, permitiu ao país manter-se entre os destinos turísticos mais competitivos, mas ameaçou a sustentabilidade de algumas empresas.

De acordo com o mesmo trabalho, que é hoje entregue no Parlamento, se os preços praticados pelo setor em Portugal tivessem refletido integralmente o aumento do IVA para 23%, a subida média dos preços teria sido de 8,85% em 2012.

"O efeito da reestruturação da taxa do IVA aplicável a este setor foi integrado parcialmente na margem de rentabilidade das empresas, sujeitando-as a uma pressão adicional, em paralelo com a contração verificada no consumo", lê-se no documento.

Conforme salienta, "a quebra do volume de negócios e a incapacidade de aumentar os preços, devido à forte atomização e ao elevado nível de concorrência na restauração e similares, configuraram um risco acrescido à sustentabilidade de algumas empresas do setor".

Ainda de acordo com o relatório, em 2012, e apesar da reestruturação da taxa de IVA, "Portugal foi o país com preços mais reduzidos em restaurantes e hotéis, face aos seus competidores mais próximos na atração do turismo".

Relativamente a Espanha, o mais próximo competidor de Portugal, o nível de preços em restaurantes e hotéis foi inferior em 16%, "tendo sido assim salvaguardada a vantagem competitiva do setor do turismo", refere.

Apesar desta vantagem competitiva, o documento aponta para uma quebra acumulada no volume de negócios da restauração na ordem dos 25% entre 2011 e o final deste ano, devido ao atual contexto de crise económica, assim como para uma diminuição do emprego e do número de empresas no setor.

Nos termos do relatório, o setor da restauração e similares "tem vindo a verificar uma tendência de decréscimo de atividade no âmbito da contração do consumo verificada em Portugal nos últimos anos", com o volume de negócios, emprego e número de empresas do setor a caírem 12,3%, 7,8% e 2,4%, respetivamente, em 2012 face a 2011.

PD // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.