CDS-PP/MPT em Viana quer terminal de cruzeiros nos estaleiros

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 13 set (Lusa) - O candidato do CDS-PP/MPT à Câmara de Viana do Castelo propôs hoje a utilização de parte das instalações dos estaleiros navais como terminal para navios de cruzeiro, uma das medidas apontadas para promover a atratividade turística do concelho.

O cabeça-de-lista da coligação "Acorda Viana", formada entre o CDS-PP e o Movimento Partido da Terra (MPT), classificou hoje o turismo como "peça chave da economia" do concelho, que "pode e deve ser, repensado e reaproveitado".

"A nossa candidatura propõe-se a encontrar alternativas sérias ao marasmo turístico que se vive em Viana do Castelo e prometemos dinamizar a cidade durante os doze meses do ano, não apenas no verão", afirmou Carlos Meira.

A utilização de uma parte das instalações dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo como terminal de cruzeiros é precisamente uma dessas medidas, hoje apresentadas publicamente por aquela coligação, numa ação de pré-campanha dedicada ao tema.

"Um investimento capaz de gerar postos de emprego na região. Mas também promovendo os cruzeiros no Lima, à semelhança do que já acontece no rio Douro", apontou ainda o candidato.

Carlos Meira reivindicou como "vital" a beneficiação dos acessos a praias, trilhos, lagoas, monumentos e outros locais de interesse turístico do concelho, mas também, numa outra área, a criação de um parque de autocaravanas em Viana do Castelo.

"Para que a segurança destes utentes esteja assegurada e o controlo ecológico e ambiental das praias vianenses não seja afetado", acrescentou.

A rápida conclusão e requalificação da rede de ecovias do concelho é outra das prioridades da coligação CDS-PP/MPT à Câmara, assim como a prática de desportos ao ar livre. Nessa área insere-se a proposta de construção de um parque exclusivo para os praticantes de skate.

"Queremos ainda criar o prato típico de Viana do Castelo, um registo gastronómico inspirado nas antigas tradições minhotas e que simbolize o verdadeiro espírito vianense", concluiu o candidato.

Além também de Carlos Meira (CDS-PP/MPT), às eleições de 29 de setembro em Viana do Castelo concorrem Ilda Figueiredo (CDU), Maria Hermínia Antunes (PCTP-MRPP) e Hélder Pena (PAN). Recandidata-se José Maria Costa (PS), avançando também Eduardo Teixeira (PSD).

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.