José Tolentino Mendonça distinguido com o Prémio literário Res Magnae

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 out (Lusa) -- O escritor José Tolentino Mendonça foi distinguido com o Prémio literário Res Magnae, em Itália, pelo ensaio "A mística do instante - o tempo e a promessa", publicado em outubro do ano passado, informou editora da obra.

Segundo a mesma fonte, a obra vendeu já 17.000 exemplares e foram transacionados direitos internacionais para Itália, Espanha, Brasil, República Checa, Estados Unidos, Canadá, França e Filipinas.

"A mística do instante, que o autor nos apresenta, reenvia-nos para o interior de uma existência autêntica, ensinando-nos a ser realmente presentes: a ver, a ouvir, a tocar, a saborear, a inebriar-nos com o perfume sempre novo do instante", segundo fonte da Paulinas Editora, que chancela a obra.

No ensaio, o autor argumenta que há um Evangelho que "só a pele apreende", que "a fraternidade se exprime também pelo tato", escrevendo que "o pão da eucaristia é o pão de mil sabores" e que "o odor permite uma aprendizagem do invisível".

O sacerdote José Tolentino Mendonça, de 49 anos, é especialista em estudos bíblicos, e tem obra publicada sobre a relação entre o cristianismo e a cultura. Foi "Straus fellow", na Universidade de Nova Iorque, tendo feito parte de uma equipa de investigadores do tema "Religião e espaço público".

Atualmente é vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e diretor do Centro de Estudos de Religiões e Culturas. Consultor do Pontifício Conselho para a Cultura, na Santa Sé, José Tolentino Mendonça tem publicada obra poética.

A cerimónia de entrega do Prémio Res Magnae está marcada para o dia 19 de novembro, em Roma.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

GNR registou quatro mortos em 462 acidentes nos últimos três dias

A GNR registou entre sexta-feira e domingo 462 acidentes, dos quais resultaram quatro vítimas mortais, 11 feridos graves e 153 feridos ligeiros, segundo dados provisórios da Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” esta segunda-feira divulgados.

SNS tem pela primeira vez farmacêuticos com competência em oncologia

Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde ganharam este mês os primeiros 20 farmacêuticos com competência em oncologia, especialidade que será alargada aos profissionais das farmácias comunitárias, segundo o bastonário Helder Mota Filipe.

Paletes de bananas escondiam 3.5 toneladas de cocaína

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de três toneladas e meia de cocaína que chegou a Portugal escondida em paletes de caixas de bananas num cargueiro, que habitualmente transporta fruta entre a Americana Latina e a Europa.