Líder da Yahoo diz que temia prisão por desafiar agências de espionagem

| Mundo
Porto Canal / Agências

Los Angeles, Estados Unidos, 12 set (Lusa) - A presidente da Yahoo, Marissa Mayer, disse, esta quarta-feira, que temia ser presa por traição caso recusasse cumprir as exigências das agências norte-americanas de espionagem na entrega de dados dos utilizadores das ferramentas da empresa.

A dirigente da Yahoo proferiu estas declarações quando confrontada sobre o que está a fazer para proteger os utilizadores do Yahoo da "tirania governamental", enquanto participava na conferência TechCrunch Disrupt, em São Francisco.

Marissa Mayer garantiu que a Yahoo escrutina e luta contra os pedidos do governo norte-americano ratificados pelo Tribunal de Vigilância de Informações Estrangeiras, mas quando a empresa perde a batalha tem de agir como lhe indicam ou arrisca ser tratada como traidora.

Os pedidos de informação autorizados pelo tribunal chegam com uma ordem que impede qualquer pessoa na empresa que receba o pedido de revelar qualquer pormenor da solicitação ou mesmo da sua existência.

"Se não cumprir, é traição", afirmou a mesma responsável, quando questionada acerca das razões por que não retira detalhes dos pedidos das agências norte-americanas de espionagem relativamente aos utilizadores do Yahoo.

Marissa Mayer lembrou não poder falar dos casos porque "são classificados".

"Revelar informações classificadas é traição e vamos presos. Por isso, na defesa dos nossos utilizadores, faz mais sentido trabalhar com o sistema", acrescentou.

A Yahoo, Google, Facebook e Microsoft estão entre as empresas que procuram autorização para libertar mais informações aos seus utilizadores relativamente aos pedidos norte-americanos feitos sob alegação de combate ao terrorismo e a outras ameaças.

JCS // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.