Reactivação no incêndio da Peneda-Gerês

Reactivação no incêndio da Peneda-Gerês
| Norte
Porto Canal

O incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), em Ponte da Barca, dado como dominado hoje de manhã, voltou a estar ativo ao início da tarde, informa a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O reacendimento deu-se pelas 14:20 e, uma hora mais tarde, o fogo, com uma frente ativa, estava a ser combatido por 94 operacionais, apoiados por quase trinta viaturas.

Foram ainda mobilizados para o teatro das operações, segundo a mesma informação disponibilizada pela ANPC, dois helibombardeiros pesados.

O fogo deflagrou na freguesia de Britelo, Ponte da Barca, às 19:35 de terça-feira. Foi dado como dominado, no terreno, pelas 10:50 de hoje.

Na altura, fonte da direção do PNPG explicou que o incêndio desenvolveu-se sempre em "ambiente rural", numa zona daquela área protegida em que "a sensibilidade, em si, não era preocupante".

As chamas destruíram, sobretudo, giestal, mato e, em terrenos privados, eucaliptos.

"Do ponto de vista da conservação da natureza não são áreas muito importantes", explicou a mesma fonte.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.