Aluno da Universidade do Minho entre 59 "prodígios" escolhidos para programa internacional na Suíça

Aluno da Universidade do Minho entre 59 "prodígios" escolhidos para programa internacional na Suíça
| Norte
Porto Canal

Um aluno e investigador da Universidade do Minho (UMinho) foi um dos 59 "prodígios" escolhidos para participar num programa internacional que juntou em Basileia, Suíça, estudantes de "topo" de 20 países ligados às ciências, saúde, economia e gestão.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a instituição minhota deu conta de que Franklin Nóbrega, doutorando de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, foi dos selecionados para participar no Novartis International Biotechnology Leadership Camp (BioCamp), entre "dezenas de milhares de candidatos".

"Foi, sem dúvida, uma experiência que me levou a ver a transição possível entre a academia e um setting industrial. Em termos pessoais, fui convidado a colaborar com investigadores do BioCamp e lançar uma start-up ligada às ciências farmacêuticas", descreve o "prodígio" da academia minhota, bolseiro do Centro de Engenharia Biológica da UMinho.

"Todo o ambiente à volta deste programa transpira confiança, networking, conhecimento e boa disposição", afirma, no texto, Franklin Nóbrega.

Para o português, o programa foi ainda "a oportunidade de estar ao lado de alguns dos mais promissores jovens investigadores do planeta é um reconhecimento e uma gratificação pessoal inquantificável".

O programa, de quatro dias, explícita a UMinho, "incluiu palestras proferidas por figuras de renome internacional, nomeadamente o Nobel de Medicina Rolf Zinkernagel (1996) e Ann Fudge, considerada uma das 50 mulheres mais influentes na área dos negócios, segundo a revista Forbes".

Além das palestras, "os participantes estiveram envolvidos num case study, no qual tiveram de gerir, planear e elaborar um plano de negócios de uma start-up fictícia".

A seleção das "mentes brilhantes" foi baseada "no percurso académico, na experiência profissional e nas atividades extracurriculares dos candidatos", enumera o comunicado.

Franklin Nóbrega é licenciado em Engenharia Biotecnológica, com mestrado em Biotecnologia pela Universidade Nova de Lisboa, tendo já passado por diversos laboratórios de investigação, nomeadamente o Instituto Tecnológico e Nuclear, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier e o REQUIMTE, a "maior rede" de Engenharia Química de Portugal.

Está a realizar o doutoramento misto nas universidades do Minho e de Wageningen (Holanda), no âmbito programa MIT Portugal.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.