Polícia vai reforçar patrulhamento junto do Instituto de Engenharia do Porto

| Norte
Porto Canal

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) terá mais polícias a efetuar o patrulhamento da zona para prevenir situações de violência contra alunos como a verificada na passada sexta-feira, divulgou hoje a associação de estudantes.

"A PSP comprometeu-se a aumentar o patrulhamento já existente no ISEP", afirmou à Lusa o presidente da associação de estudantes do ISEP (aeISEP) no final de uma reunião com a PSP.

O encontro entre a associação de estudantes e a PSP foi marcado depois de sexta-feira três estudantes e um funcionário terem sido agredidos no interior do ISEP.

Segundo José Diogo Pimentel, haverá "patrulhamento a pé" junto aos limites do instituto, e concretamente na Rua de São Tomé, "para mostrar alguma presença" como "fator de prevenção e dissuasão".

Em comunicado, a associação de estudantes informa ainda que "comprometeu-se também a PSP a realizar patrulhamento no ISEP como forma de prevenir atos de criminalidade no seu interior".

"A aeISEP vai, de igual forma, em colaboração com o ISEP, divulgar alguns conselhos e medidas que devem ser tomadas pelos estudantes em situações de emergência, dados pela polícia, assim como o contacto telefónico direto da vigilância do ISEP e da esquadra da PSP mais próxima, com o objetivo de tornar mais rápida a resposta dada a possíveis situações de emergência", acrescenta o documento.

O ISEP passará também a contar com "um sistema de controlo de cartão" nos portões de acesso pedonal, para um "aumento do controlo nos acessos".

Diogo Pimentel garantiu que a agressão registada na sexta-feira foi "uma situação isolada" e que este "tem sido um início de ano letivo calmo e tranquilo".

A PSP confirmou hoje à Lusa ter-se deslocado na passada sexta-feira ao ISEP "na sequência de informações dando conta da prática de agressões, no interior da unidade de ensino".

Refere ainda, em resposta à Lusa, que "os fatos foram participados e remetidos às Autoridades Judiciárias competentes, estando em curso a investigação".

Sobre aquela zona da cidade do Porto, Asprela, a PSP indica ter há vários anos "uma atenção especial no que se refere à segurança", tendo em conta que ali se concentram "várias instituições de ensino superior e unidades hospitalares, servidas por importantes interfaces de transportes públicos, onde se movimentam milhares de pessoas todos os dias

Para o efeito, a PSP criou em 2002 um modelo com várias equipas cuja ação policial se encontra dedicada a esta área, estabeleceu em 2013 uma parceria formal através de protocolo de segurança firmado com a Federação Académica do Porto (FAP) e dirigido à segurança dos estudantes.

Paralelamente tem ali realizado operações de prevenção criminal, com diversos objetivos, desde a fiscalização de trânsito, o tráfico e consumo de estupefacientes e ações de fiscalização junto dos interfaces de transportes públicos em articulação com os respetivos operadores.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).