Governo admite que economia poderá cair menos que o previsto

| Política
Porto Canal

O Governo admite nas Grandes Opções do Plano (GOP) que enviou hoje aos parceiros sociais que a queda da economia prevista para 2013 poderá ser inferior à prevista.

"No seu conjunto, os dados sugerem que o desempenho da economia poderá ser mais favorável do que o esperado", lê-se no documento a que a Lusa teve acesso.

As previsões do Governo e da 'troika' (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) apontam para que a queda da economia portuguesa atinja os 2,3% em 2013, depois de ter caído 1,6% em 2011 e 3,2% em 2012.

A sustentar a hipótese avançada pelo Governo nas GOP estão os dados positivos da economia portuguesa no segundo trimestre do ano, quando a economia cresceu 1,1% face ao trimestre anterior, naquele que foi o primeiro trimestre positivo depois de dez trimestres consecutivos em que a variação em cadeia da economia foi negativa.

Ainda assim, o Governo admite que estes resultados devem ser "analisados com prudência, atendendo a que a economia permanece vulnerável a riscos e incertezas, quer a nível interno, quer a nível internacional".

Nas GOP para 2014, o Governo assegura ainda que os principais desiquilíbrios da economia nacional já estão corrigidos.

"Dois anos após o pedido de ajuda internacional, os principais desequilíbrios estão corrigidos e inicia-se uma nova fase caracterizada pelo relançamento do investimento e pela recuperação da atividade económica", lê-se no documento.

Tal como já tinha sido anunciado pelo Governo, quando aprovou o anteprojeto das GOP, o cenário macroeconómico que faz parte do documento tem por base as projeções que resultaram do sétimo exame da 'troika'.

"Tendo em conta que este cenário se encontra em processo de atualização para efeito da apresentação do Orçamento do Estado para 2014 e em fase de discussão com as instituições internacionais relevantes no âmbito do Programa de Ajustamento Económico, esta secção será atualizada logo que possível", segundo o Governo.

O Executivo aprovou a 05 de setembro o anteprojeto das Grandes Opções do Plano (GOP) com as grandes linhas orientadoras para o próximo ano e enviou-o hoje ao Conselho Económico e Social (CES) para que este órgão emita o respetivo parecer.

Após o parecer do CES, o Governo aprovará a proposta final de GOP para 2014 e, juntamente com a proposta de Orçamento do Estado, enviá-las-á para a Assembleia da República até 15 de outubro.

O anteprojeto das GOP enviado ao CES apresenta um cenário macroeconómico desatualizado, tal como já tinha sido assumido pelo ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes.

O governante especificou que anteprojeto das GOP contém "o cenário macroeconómico oficial, existente neste momento", ou seja, o que resulta do sétimo exame regular de maio, e que o novo cenário macroeconómico só decorrerá do oitavo e novo exame regulares, que arrancam na próxima segunda-feira.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.