Portugal com maior subida mensal nas vendas de retalho em Agosto

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 05 out (Lusa) - Portugal teve, em agosto, o maior aumento (1,5%) das vendas do comércio de retalho na variação em cadeia, face a julho, tendo o indicador estabilizado quer na zona euro, quer na União Europeia (UE), segundo o Eurostat.

Já na variação homóloga, face a agosto de 2014, as vendas do comércio de retalho aumentaram, em agosto, 2,3% na zona euro e 2,6% na União Europeia (UE).

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, Portugal teve a maior subida (1,5%) nas vendas do comércio de retalho, face a julho, seguindo-se a Irlanda (0,9%) e a Polónia (0,8%).

As principais quebras registaram-se no Luxemburgo (-1,5%), na Suécia (-1,2%), na Estónia e na Finlândia (-0,9% cada).

Já face ao período homólogo, as principais subidas verificaram-se na Roménia (8,5%), na Irlanda (7,7%), na Polónia (5,7%) e na Estónia e na Letónia (5,5% cada).

Já as quebras mais acentuadas registaram-se no Luxemburgo (-12,6%), na Bulgária (-1,9%), na Bélgica (-1,7%) e na Finlândia (-0,7%).

Em Portugal, o indicador aumentou 0,6% na comparação homóloga.

IG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.